ações em Andamento

Apresentação

O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade é referência no Norte Fluminense pelas suas atividades de extensão e inserção social: são mais mais de 20 ações de extensão que incluem projetos, cursos e eventos. Conheça algumas ações de extensão desenvolvidas pelo NUPEM:

Projetos

A Importância das Macromoléculas na Saúde Humana

A proposta do projeto é enriquecer a experiência do discente do segundo segmento do ensino fundamental e ensino médio relacionando os conteúdos aprendidos em sala de aula com tópicos importantes para a saúde como a influência das macromoléculas no organismo humano e as interações que ocorrem no organismo ao utilizar fármacos, por exemplo.

Ações integradas do Espaço Ciência para a promoção do desenvolvimento socioambiental no Norte Fluminense

O Espaço Ciência NUPEM/UFRJ é um espaço museológico que conta com um acervo expositivo sobre a fauna dos ecossistemas costeiros do Norte Fluminense.

Agricultura Urbana: Substrato para o conhecimento em ciências e tecnologias

O projeto tem como objetivo auxiliar a comunidade por meio da inserção de atividades agrícolas em espaço urbano, tais como produção de hortaliças e compostagem de resíduos orgânicos.

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Alice no país das epidemias: Jogos de RPG para Educação em Saúde

O projeto envolve a produção de jogos de interpretação de papeis, (do inglês role playing games, RPG) que são Jogos de Interpretação em que os participantes por meio de suas interações criam uma história. O público-alvo das ações extensionistas são alunos do ensino fundamental e médio e são realizadas oficinas nas quais os participantes jogam um jogo de RPG digital ou de tabuleiro.

Aplicações De Ferramentas De Modelagem Molecular No Ensino-Aprendizagem De Ciências

O projeto visa o uso de estratégias de modelagem molecular para auxiliar no ensino-aprendizagem e contribuir para visualização de estruturas químicas das moléculas de forma dinâmica e interativa, além de promover a divulgação científica sobre moléculas presentes no cotidiano nas redes sociais.

Ciclo De Palestras do NUPEM/UFRJ: Instrumento de Integração Universidade-Sociedade

Em 2016, na plataforma do YouTube foi criado o canal do NUPEM, sendo utilizado também para a transmissão, em tempo real, das palestras ofertadas a partir do “Ciclo de palestras do NUPEM”, aumentando o público espectador podendo assim contemplar a sociedade, já que as palestras ficam depositadas na plataforma do YouTube que é de livre acesso.

Ciência e Sociedade: compartilhando saberes

Este projeto busca atender demandas e/ou carências apontadas pela comunidade local do municí-pio de Macaé-RJ e região (unidades de conservação, escolas públicas municipais e estaduais) relativas à ciências, com ênfase na área de genética e suas aplicações.

Circuito Neural de Cinema

Trata-se de um projeto de divulgação neurocientífica com várias linhas de atuação que visam a construção do conhecimento sobre neurobiologia com a população. O cerne do projeto é a exibição de filmes seguida de debate sobre aspectos das neurociências relacionados ao filme, feita essencialmente para estudantes de escolas públicas da região.

Corais do Saber: Conhecer Para Preservar

O projeto visa estabelecer uma conexão direta entre a pesquisa científica e a sociedade através das redes sociais. Busca-se difundir a ciência através de um museu virtual que será criado no site do Laboratório de Biodiversidade de Cnidaria, além de podcasts e publicações em redes sociais com o intuito de despertar interesse pelas ciências do mar.

Corpo Humano em Ação: Praticar para Melhor Compreender o Seu Funcionamento

Através de uma abordagem didática e por vezes lúdica, introduzimos os estudantes de nível fundamental e médio ao meio universitário e, mais especificamente ao anatômico, para que possam, de forma prática visualizar o corpo humano, seus órgãos, sistemas, correlacionar com as funções entre outras.

Divulgação e Informações para pacientes oncológicos em tempos de COVID-19

O intuito desse projeto é realizar divulgação científica de forma didática e linguagem acessível a população a respeito de temas relacionados a Oncologia e COVID-19.

Esporte com Ciência

O Esporte com Ciência é um projeto de longa duração, com destaque para sua escolinha de futebol, cujo time já participou de diversos campeonatos e conquistou várias medalhas e troféus.

Estratégias para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos

O objetivo geral deste projeto é promover o uso racional de medicamentos, com base científica através da educação em saúde, com diferentes grupos de pessoas e faixas etárias. São realizadas atividades em diferentes cenários, para divulgar informações com temas relacionados aos medicamentos, prevenção da automedicação, problemas relacionados ao uso de medicamentos, armazenamento e descarte desses produtos, entre outras informações pertinentes a saúde e a utilização de medicamentos.

Etnoentomologia nos Caminhos Darwinianos: Educação Ambiental Intermediando as Relações Entre Homens e Insetos de Importância Econômica e Médica

O projeto será realizado através de ações em escolas, envolvendo fundamentação teórica e atividades artístico-lúdicas, entrevistas abertas e semi-estruturadas, saídas de campo e observações comportamentais. A comunidade envolvida será composta por crianças e adolescentes.

Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências

O Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências é uma proposta de ação integrada de diversas Instituições de Ensino superior e órgãos públicos de educação básica no norte-fluminense.

Imaginamundos: educação, sustentabilidade e novas formas de viver

O projeto Imaginamundos: educação, sustentabilidade e novas formas de viver é uma proposta de ação extensionista, para ser desenvolvida no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, entre julho de 2020 até agosto de 2021

MastoCafé

Uma equipe composta por professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação divulgam informações científicas sobre mamíferos usando uma mídia social de ampla distribuição, o Instagram.

Mundo invisível

Este projeto levará crianças do ensino fundamental e médio a ter contato com o mundo microbiológico, vendo esses microorganismos em atividades praticas conduzidas em la-boratório, invisíveis aos olhos, mas de importância vital.

O Ensino De Ciências Pela Prática Da Experimentação

O projeto busca estimular a utilização da metodologia da experimentação no ensino de Ciências na rede pública de ensino, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Apoiamos a formação continuada de professores, oferecendo opções simples para a realização de atividades práticas utilizando material de baixo custo e que não necessitem de um laboratório.

O impacto do nosso consumo na saúde e no Meio Ambiente

Propomos um projeto de extensão em conjunto com 3 escolas (duas delas da região Norte e 1 uma da baixada fluminense) que terá como principal objetivo desenvolver as temáticas saúde, alimentação e poluição ambiental.

Pegada Positiva

visa desenvolver ações e práticas voltadas à reciclagem e sustentabilidade na comunidade de entorno (bairro de São José do Barreto) do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade/NUPEM – UFRJ.

Prazer em conhecer: Temas da atualidade - COVID-19)

O projeto Prazer em conhecer: Temas da atualidade atua na divulgação cientifica e consequentemente no combate desinformação. O projeto tem como objetivos portanto, retratar temas atuais, como a COVID-19, de forma didática e em tempo real para facilitar o acesso a informação pela população.

Produção e Recepção de Mídias na Formação de Professores

O projeto tem por objetivo desenvolver mídias educacionais sobre conhecimentos científicos e relevantes para a formação em biologia, bem como sobre questões sociocientíficas para oportunizar discussões formativas junto à comunidade.

Projeto Iurukuá: Educação Ambiental E Conservação De Tartarugas Marinhas

Projeto de conservação e educação ambiental de tartarugas marinhas em Macaé e Rio das Ostras. O Projeto Iurukuá é uma iniciativa de um grupo de alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro que através da observação de registros frequentes de encalhe e da avistagem de tartarugas marinhas em Macaé e Rio das Ostras, observou a necessidade de ações específicas e urgentes que visem a conservação das espécies na região Norte Lago Fluminense.

Projeto VivenciAR Livre

O projeto pretende, por meio de atividades desenvolvidas em saídas de campo realizadas por escolas promover uma maior interação entre o conteúdo programático regular dos professores do ensino médio e fundamental ao contexto ambiental regional, envolvendo os estudantes às temáticas ambientais e históricas da região, numa perspectiva de construção coletiva de saberes. Para tanto, propomos uma série de atividades que permitem ampliar a experiência vivenciada em espaços públicos e Unidades de Conservação.

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Triagem Sorológica Em Professores E Alunos Do Município De Macaé: O Diagnóstico Sendo Utilizado Na Divulgação Científica E Troca De Conhecimento Sobre A COVID-19

O projeto se propõe a contribuir na divulgação de informações para a população por meio da integração ensino-extensão-pesquisa-comunidade. Dispõe-se a contribuir para que o acolhimento, esclarecimentos e troca de conhecimentos através do monitoramento de casos confirmados de pessoas em risco para infecção por SARS-CoV-2, se deem com excelência e segurança.

Trilha da Ciência e da Saúde

A Trilha da Ciência e da Saúde tem o objetivo de estimular a busca pelo conhecimento de forma dinâmica e, simultaneamente, proporcionar um espaço para a prática de exercícios físicos para a população de Macaé e região, em um esforço de integração da Universidade com a sociedade, de maneira inclusiva e interativa.

Vivências em Química

Durante o período de suspensão de atividades presencias, o projeto promoverá visitas e práticas virtuais a professores e alunos da Educação Básica com o intuito de mostrar a interface entre a química e suas variações às práticas sociais.

Projetos temporariamente suspensos

A essência da educação à distância na formação dos futuros gestores da biossegurança (temporariamente suspenso)

O Laboratório Virtual de Biossegurança urge fortalecer a competência científica e tecnológica na área e, portanto, contar com grupos de profissionais qualificados, principalmente no que se refere a áreas básicas como a Biossegurança e informação em saúde.

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Assistência Emergencial Ao Museu Nacional: Tradução E Reconstrução (temporariamente suspenso)

Em breve.

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Capacitação dos gestores públicos de Casimiro de Abreu - RJ para o melhor entendimento da febra amarela e os impactos na saúde pública e no meio ambiente (temporariamente suspenso)

Em breve.

Educação Científica E Ambiental Através De Uma Exposição Artística Dos Mamíferos Do Norte-Fluminense (temporariamente suspenso)

A criação do NUPEM e a recente expansão da UFRJ em Macaé, deram origem a várias ações e parcerias rumo a uma maior difusão dos conhecimentos científicos no interior do estado. Este acervo expositivo tem sido construído a partir de animais vitimados fatalmente por atropelamentos na rodovia BR101, que na maior parte das vezes são desprezados e raramente aproveitados para fins científicos e educacionais.

Formação De Professores E Divulgação Científica: Interações Entre Universidade E Escola (temporariamente suspenso)

As atividades do LabEDic buscam garantir um espaço para o diálogo entre os professores da rede, os graduandos e os docentes universitários, oportunizando a formação continuada do profissional em exercício, a melhoria da formação inicial do licenciando e a re-elaboração do conhecimento acadêmico.

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Integrando Tecnologias Agroecológicas para Promoção do Desenvolvimento Rural em Assentamentos do Município de Carapebus-RJ e Miti- gação dos Impactos Ambientais no PARNA Jurubatiba (temporariamente suspenso)

Lendo Mundos e Recriando Horizontes (temporariamente suspenso)

O projeto tem por finali-dade oferecer diferentes propostas educativas interdisciplinares aos discentes, docentes, funcionários do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ, além da Comunidade Externa, formada pelos moradores do Município de Macaé, e pelos Municí-pios vizinhos.

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Núcleo De Atividades De Iniciação À Docência: Formação De Professores No Espaço Escolar (temporariamente suspenso)

O Ambiente É Nosso E Somos Nós: Educação Para A Igualdade E A Participação Em Questões Ambientais (temporariamente suspenso)

Este projeto propõe um processo de educação que visa contribuir para a construção da justiça ambiental (isto é, para a promoção da igualdade nas relações ambientais e da par-ticipação na tomada de decisões sobre problemas ambientais), inicialmente em âmbito municipal, em Macaé.

Pesquisa Cientifica em Movimento: NUPEM na Escola (temporariamente suspenso)

O projeto Pesquisa Científica em Movimento: NUPEM na Escola visa o estabelecimento de uma relação entre as práticas de Pesquisa, Ensino e Extensão realizadas no NUPEM com estudantes da Educação Básica de Macaé (Escola Municipal Olga Benário Prestes) e os alunos de graduação do Instituto.

Pesquisa-Ação Na Cadeia Produtiva Da Pesca No Litoral Fluminense (temporariamente suspenso)

O programa “Pesquisa Ação na Cadeia Produtiva da Pesca (PAPESCA)” tem por objetivo contribuir com a sustentabilidade das Cadeias Produtivas da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar no litoral fluminense. Este trabalho teve início em 2004, no município de Macaé-RJ, e atualmente desenvolve ações em várias regiões do Estado.

Projeto Inclusão Digital - NUPEM/UFRJ (temporariamente suspenso)

O Projeto visa atender a demandas sociais da comunidade circunvizinha ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ, além de levar inclusão digital de qualidade a um público-alvo específico (rede pública de ensino), através de aulas regulares de informática e tecnologias digitais em geral, ministradas por uma equipe multidisciplinar composta por alunos de graduação, técnicos e docentes da UFRJ.

Projeto Universidade do Brasil e Responsabilidade Social (temporariamente suspenso)

O projeto visa promover interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade, através de projetos, cursos e eventos que integre pessoas e dissemine ideais de Responsabilidade Social.

Segurança de alimentos: diagnóstico, capacitação e monitoramento da implementação das Boas Práticas de Fabricação em unidades de alimentação de Macaé (temporariamente suspenso)

Cursos

Biologia De Artrópodes Vetores

O curso tem por finalidade a formação de recursos humanos altamente especializado para entendimento/compreensão da biologia de artrópodes vetores como barbeiro, mosquitos e carrapatos que transmitem doenças para humanos e animais, e com isso formular estratégias públicas para controle desses artrópodes e consequentemente diminuir o índice das doenças transmitidas por eles como malária, dengue, febre amarela, febre maculosa, doença de lyme, doença de chagas e outros transmitidas por esses artrópodes.

Meliponicultura: um potencial econômico sustentável

A meliponicultura é a prática de criação racional das abelhas sem ferrão, visando a pro-dução e comercialização de enxames e seus produtos meliponícolas, tais como o mel, pólen, cera e a própolis.

Plantas no dia-a-dia: uma (in)diferença (in)consciente

O curso buscará trazer as plantas ao primeiro plano, seja em eventos históricos relevantes, seja na vida cotidiana, despertando o interesse e favorecendo sua utilização em práticas pedagógicas interdisciplinares.

Tópicos Atuais E Avançados Sobre Sars-Cov-2 (COVID-19)

A proposta central do curso é discutir os recentes artigos científicos publicados em revis-tas de reconhecido impacto (ex. “Science” e “Nature”) sobre COVID-19, na forma de “journal ou seminário de laboratório”, onde um membro apresenta o estudo e em seguida dúvidas, questionamentos, críticas e sugestões são debatidas e discutidas entre o grupo.

Cursos temporariamente suspensos

Coleções Biológicas Didáticas Nas Escolas Da Rede Pública De Ensino De Macaé E Rio Das Ostras (Rj) Como Subsídio Para Popularização Da Ciência (temporariamente suspenso)

O objetivo do curso é a capacitação de docentes de escolas da rede pública de ensino de Macaé e Rio das Ostras na elaboração e uso de Coleções Biológicas Didáticas. Ao desenvolver com o público alvo as estratégias de ensino/aprendizagem, essa ação pretende fomentar a popularização da ciência num contexto micro regional, além de promover a troca de experiências com a equipe executora, que inclui docentes do curso de Ciências Biológicas e alunos em diferentes níveis de formação (graduação e pós-graduação).

História E Sensibilização: Restinga De Jurubatiba (temporariamente suspenso)

As pesquisas realizadas na Restinga de Jurubatiba permitiram reunir qualitativamente e quantitativamente um grande número de informações de grande relevância científica sobre os ecossistemas e sobre a sua biodiversidade.

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Práticas Em Genética (temporariamente suspenso)

O projeto tem por objetivos: (i) promover a atualização dos professores de Biologia e (ii) fornecer ferramentas que possam ser utilizadas como facilitadoras da prática docente no ensino de Genética, dentre as quais destacam-se roteiros de práticas, vídeos e apostilas. O público alvo do presente projeto é formado por professores de Biologia do Ensino Médio.

Eventos temporariamente suspensos

Dia do Biólogo (temporariamente suspenso)

O evento dia do Biólogo tem como objetivos a divulgação do papel do biólogo nas diversas áreas de trabalho. O intuito é divulgar a profissão, esclarecer o as áreas de atuação possíveis ao biólogo e estimular os alunos a se tornarem futuros biólogos.

Dia Mundial Dos Oceanos: O Mar Invadiu o NUPEM (temporariamente suspenso)

Durante o evento, são realizadas diversas atividades educacionais apresentando a nossa rica biodiversidade marinha local, apontando os principais impactos que temos causado às espécies e ecossistemas, com o intuito de ressaltar a importância da sua conservação.

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Ensino De Ciências: Olhares E Subjetividades - Ecos (temporariamente suspenso)

Em breve.

O seu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade