Ciência e Sociedade: compartilhando saberes

APRESENTAÇÃO

Este projeto busca atender demandas e/ou carências apontadas pela comunidade local do município de Macaé-RJ e região (unidades de conservação, escolas públicas municipais e estaduais) relativas à ciências, com ênfase na área de genética e suas aplicações. O projeto tem uma abordagem ampla, na qual diversas áreas do conhecimento serão articuladas com a genética, tais como zoologia, ecologia, ecotoxicologia e saúde. As ações serão elaboradas em conjunto com os setores envolvidos e consistirão em artigos de divulgação, vídeos educativos, rodas de conversas, cartilhas, histórias em quadrinhos, preparação de roteiros e materiais de práticas e/ou atividades interativas didáticas. Os materiais didáticos preparados serão doados para as escolas, de maneira a contribuir para diminuir as diferenças entre os setores públicos e privados, no referente à qualidade do ensino. Os alunos dos cursos de graduação da UFRJ desenvolverão atividades com base na premissa pesquisa-ensino-extensão, avaliadas através de relatórios que poderão ser contabilizadas como horas de extensão, ou no caso específico de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas-M da UFRJ, poderão ser contabilizadas como horas de prática como componente curricular (PCC) na disciplina de Genética Básica. Alunos de pós-graduação poderão estar envolvidos nas análises da efetividade das ações para o melhoramento da qualidade do ensino.

Coordenador: Laura Isabel Weber da Conceição

Contato da ação de extensão:  lauraweberufrj20@gmail.com

o seu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade