CORPO HUMANO EM AÇÃO: PRATICAR PARA MELHOR COMPREENDER O SEU FUNCIONAMENTO

APRESENTAÇÃO

O projeto corpo humano em ação é desenvolvido desde 2015 no anatômico da UFRJ – Campus Macaé. Através de uma abordagem didática e por vezes lúdica, introduzimos os estudantes de nível fundamental e médio ao meio universitário e, mais especificamente ao anatômico, para que possam, de forma prática visualizar o corpo humano, seus órgãos, sistemas, correlacionar com as funções entre outras. Além dessa vivência, os alunos tem contato com estudantes de cursos da área biomédica e, podem trocar experiências e perguntar sobre curiosidades. Em consonância com a  Fundação Brasileira para o desenvolvimento do ensino da Ciência, nosso projeto também  estimula o emprego do método experimental no ensino das ciências, rompendo com o ensino dessa mesma área sob bases livrescas. Segundo eles, o trabalho em laboratório desenvolve nos alunos uma permanente atitude de indagação, observação e crítica, procurando tornar os alunos capazes de aplicar “por iniciativa própria, o método científico a novos problemas”, sendo mais importante do que dar-lhes informações específicas sobre determinados temas. Desta forma, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e médio serão desenvolvidas visitas guiadas ao anatômico após a pandemia e postagens de curiosidades sobre o corpo humano nas redes sociais. No mais, também estaremos desenvolvendo jogos pedagógicos sobre o corpo humano para crianças. Atualmente, o ensino de ciências nas escolas é realizado com base em aulas teóricas devido a não disponibilidade, condições estruturais e financeiras para a realização de aulas práticas. Assim, a realização de visitações guiadas ao anatômico, bem como, a prática experimental e a utilização de jogos pedagógicos desenvolvidos por nós, contendo questões sobre os diferentes mecanismos anatômicos, bioquímicos e fisiológicos do corpo humano poderão auxiliar os alunos na concretização, adequação e aprendizado dos conceitos teóricos estudados, além de servir aos professores como ferramenta de apoio complementar às respectivas aulas.

Coordenadora: Cintia Monteiro de Barros

Integrantes: Elane da Silva Ribeiro, Flávia Borges Mury

Tipo: Projeto

Mídias Sociais: Instragram | Facebook

o seu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade