O impacto do nosso consumo na saúde e no Meio Ambiente

APRESENTAÇÃO

O consumo de alimentos naturais e sem a utilização de agroquímicos, pode ser associado a redução de ingestão de processados, produzidos pela indústria com pouco ou nenhum valor nutricional e que geralmente vem armazenado em embalagens plásticas. Além de não ser sustentável, o consumo desses alimentos industrializados se associa ao aumento do caso de doenças crônicas não-transmissíveis como obesidade, diabetes e hipertensão. Assim, propomos um projeto de extensão em conjunto com 3 escolas (duas delas da região Norte e 1 uma da baixada fluminense) que terá como principal objetivo desenvolver as temáticas saúde, alimentação e poluição ambiental. Nossas atividades serão totalmente on-line, devido ao distanciamento social, e consistirão de envio de vídeos, destinados aos alunos, sobre o referido tema, além da verificação da viabilidade da elaboração de hortas na própria residência deles. Também teremos roda de conversa on-line, com os discentes e docentes das escolas, para troca de saberes e experiências. A principal mensagem que pretendemos abordar é que o desenvolvimento econômico sem qualidade de vida não é sustentável.

Coordenadora: Cintia Rodrigues Pinheiro

E-mail: cintiapinheiro@nupem.ufrj.br

Tipo: Projeto

o seu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade