TRIAGEM SOROLÓGICA EM PROFESSORES E ALUNOS DO MUNICÍPIO DE MACAÉ: O DIAGNÓSTICO SENDO UTILIZADO NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E TROCA DE CONHECIMENTO SOBRE A COVID-19

APRESENTAÇÃO

As atividades de extensão, como ferramenta de interação, devem sempre objetivar ser o meio pelo qual se dê a interação dialógica entre o meio acadêmico e os setores da sociedade. Por meio dessas atividades se dá a troca de experiências, conhecimento e o contato com questões complexas em contextos sociais reais, contribuindo para a formação do estudante como cidadão crítico e responsável (Ministério da Educação, 2018). Dessa forma, o presente projeto se propõe a contribuir na divulgação de informações para a população por meio da integração ensino-extensão-pesquisa-comunidade. Dispõe-se a contribuir para que o acolhimento, esclarecimentos e troca de conhecimentos através do monitoramento de casos confirmados de pessoas em risco para infecção por SARS-CoV-2, se deem com excelência e segurança. O diagnóstico da COVID-19 como uma forma de monitoramento de casos da doença no ambiente escolar também se caracteriza como uma forma de atividade de extensão, desde que, ocorra a transferência do conhecimento gerado, bem como a interação com os membros da comunidade para que possam ser observadas as dúvidas quanto a doença e seja assim identificado a fragilidade no conhecimento que a comunidade a ser analisada apresenta. Assim, após, confeccionaremos cartilhas direcionadas as dúvidas da comunidade para favorecer a orientação e a promoção da saúde.

Coordenadora: Cintia Monteiro de Barros

Integrantes: Flávia Borges Mury, Rodrigo Nunes da Fonseca, Jackson de Souza Menezes, Raquel de Souza Gestinari, Elane da Silva Ribeiro, Amilcar Tanuri

Tipo: Projeto

o seu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade