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Projetos com a comunidade

Conheça algumas das nossas atividades de extensão e coleções!

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Espaço Ciência

O Espaço Ciência é um museu de Biodiversidade inaugurado em 2008 e conta com a exposição “Diversidade dos Ecossistemas Costeiros do Norte Fluminense”. Dentre as suas  principais atrações, estão aves e mamíferos terrestres taxidermizados, além de uma réplica em tamanho natural de um tubarão anequim.

Os organismos expostos ocorrem no Norte Fluminense, de modo que a exposição está inserida na realidade dos visitantes. Parte do acervo é produzida pela equipe do projeto a partir de animais vitimados em atropelamentos nas rodovias locais, transformando estes exemplares em um poderoso meio para difusão de informações sobre biologia e a importância da biodiversidade. O Norte Fluminense possui uma diversidade biológica ímpar que é pouco conhecida pela população local. Além disso, a região tem passado por um crescimento demográfico desenfreado nas últimas décadas, que tem se refletido em uma degradação socioambiental acentuada

O objetivo principal desta exposição é fazer com que a população sinta-se mais próxima da diversidade biológica, de modo que a consciência ambiental e ecológica possa ser desenvolvida. O público alvo principal do projeto são alunos e educadores dos ensinos fundamental e médio, que carecem de espaços educacionais desse tipo. A equipe do projeto estabeleceu uma rede de divulgação voltada para as escolas da região, e a partir de 2011 passou a contar com a colaboração da prefeitura de Macaé que disponibiliza o transporte para as escolas públicas. Painéis explicativos e um jogo interativo completam a exposição, que é mediada por Bolsistas de Extensão.

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Scientificarte

O Scientificarte é um projeto criado em 2007 com o objetivo de divulgar a ciência através do uso da linguagem artística e de promover a difusão da arte através de atividades lúdicas para crianças, jovens e professores do ensino fundamental e médio. 

“Scientificarte no Reino das Águas Claras – Uma Viagem ao Fundo do Mar”: Sensibilização ambiental através da Literatura e do Teatro de Marionetes.

Um teatro de fantoches abre a oficina, ocorre um diálogo entre os personagens de Monteiro Lobato e o próprio, neste diálogo são descritas as maravilhas do reino das águas claras,  enfatizando os animais aquáticos ali observados,  por Narizinho.

As crianças poderão observar também os animais mencionados  no teatro através de uma exposição, e ter contato visual com estes animais.

“Agroartizando com Arcimboldo” : Trabalhamos com o conceito de agricultura familiar  e as obras do artista Arcimboldo.

Um vídeo informativo abre a oficina,  discorrendo sobre o artista, sobre agricultura familiar e também sobre alimentos orgânicos. Após este vídeo, os alunos são divididos em grupos e convidados a participar de um quiz relacionado ao vídeo, e a cada resposta correta, uma peça do quebra-cabeça deve ser levada ao quadro onde o mesmo será montado, estimulando a competitividade e a atenção ao vídeo. Por fim, as crianças recebem um brinde: uma muda de tempero ou verdura para estimular a plantação consciente.

Iurukuá

Iurukuá

Projeto de conservação e educação ambiental de tartarugas marinhas em Macaé e Rio das Ostras.

O Projeto Iurukuá é uma iniciativa de um grupo de alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro que através da observação de registros frequentes de encalhe e da avistagem de tartarugas marinhas em Macaé e Rio das Ostras, observou a necessidade de ações específicas e urgentes que visem a conservação das espécies na região Norte Lago Fluminense.

Dentre os objetivos desse projeto, encontram-se questões a serem respondidas, tais como a diversidade local de tartarugas marinhas, a intensificação de interferências antrópicas e possíveis locais de desova na região.

Em conjunto com a conservação das tartarugas marinhas da região, o projeto propõe um trabalho de Educação Ambiental fundamental com propostas de ações que levem as comunidades envolvidas à conscientização da importância da preservação do meio ambiente de um modo geral e, também, da necessidade de informar e educar para que, através de ações dinâmicas e interativas com a população, possa haver uma necessária mudança de postura no relacionamento com a natureza.
Além da criação de ações educacionais, o desenvolvimento do projeto irá proporcionar a longo prazo um mapeamento da população de tartarugas marinhas, as ameças que as espécies sofrem e ações específicas para sua conservação .

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Costões Rochosos

Costões rochosos são ecossistemas de transição dos ambientes marinhos e terrestres que se caracterizam por elevada diversidade de grupos como algas, crustáceos, moluscos, peixes e aves. Além disso, são ambientes de grande importância social e econômica, sendo utilizados pelo homem devido sua beleza cênica, facilidade de acesso e pela exploração de organismos para diversos fins.

Pesquisadores do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé – NUPEM/UFRJ e alunos dos cursos de Graduação em Ciências Biológicas e Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação do Campus UFRJ-Macaé desenvolvem desde abril de 2017 o “Projeto Costões Rochosos: Ecologia, Impactos e Conservação nas Regiões dos Lagos e Norte Fluminense”, que conta com apoio financeiro do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos costões rochosos dos municípios de Macaé, Rio das Ostras e Armação dos Búzios. Dentre os principais objetivos do projeto estão: 1. investigar a composição e dinâmica dos organismos que habitam os costões rochosos, 2. identificar os impactos antrópicos em curso e os potenciais, 3. analisar os tipos de usos dos costões pela sociedade e, 4. realizar atividades de sensibilização ambiental e propor ações de manejo para fins de conservação.

Aquários de toque com diversos organismos que ocorrem nos costões são  expostos e supervisionados pelos alunos do projeto, que aproveitaram o interesse do público para explicar detalhes e curiosidades da biologia das espécies. Além disso, a falta de conhecimento da população sobre a diversidade nos costões rochosos, bem como inexistência de programas de educação ambiental e de políticas públicas específicas para promover a conservação desse ecossistema são temas abordados na oficina.

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Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ

Com início de suas atividades em 2008, a Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ (NPM) tem o objetivo de fomentar, através de material ictiológico catalogado, estudos disciplinares e interdisciplinares voltados para a compreensão da diversidade biológica em diversos níveis (e.g. taxonomia, filogenia, biogeografia, pesca, ecologia e conservação), servindo também como base para a formação de docentes e alunos, principalmente dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação apoiados pelo NUPEM/UFRJ.

Como um reflexo de sua localização geográfica, o acervo da NPM é bastante representativo da ictiofauna que habita a variedade de corpos aquáticos continentais do Norte Fluminense e da plataforma e talude adjacentes. Entretanto, a abrangência geográfica do acervo têm aumentado consideravelmente desde sua criação, e atualmente inclui espécimes coletados em outros estados brasileiros e até mesmo em outros países.

A Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ também destaca-se por sua inserção em diversas atividades de Extensão desenvolvidas em Macaé e região. Nessas atividades, a população local tem a oportunidade de ampliar de forma divertida e interativa seus conhecimentos sobre aspectos da biologia e conservação da rica fauna de peixes da região Norte Fluminense.

Todo o acervo da Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ está disponível para consulta online na plataforma Species Link, que pode ser acessada em http://www.splink.org.br

Contato dos Curadores da Coleção de Peixes para agendamento de visita:

Fabio Di Dario – didario@gmail.com

Michael Maia Mincarone – mincarone@gmail.com

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Vivências em Química

Convidamos as unidade de ensino públicas e privadas a trazerem suas turma de 9º ano e ensino médio para conhecer o nosso projeto.  Estamos recebendo visitas escolares, no ano de 2018, ao Laboratório de Química e Bioquímica, com o objetivo de possibilitar aos estudantes uma vivência em laboratório.

Além de apresentarmos ao aluno um espaço diferenciado, voltado para a ciência, também serão realizados experimentos em química a partir do uso de materiais comuns, presentes no cotidiano e de baixo busto.

Para maiores informações e agendamento de visitas, faça contato através do e-mail  espacociencianupem@nupem.ufrj.br / espacociencianupem@gmail.com . 

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Projeto VivenciAR Livre

Trilha Interativa

A atividade proposta é a utilização de trilhas interpretativas  como um instrumento pedagógico para estimular a capacidade de observação e reflexão.  Essas trilhas são caminhos pré-determinados, por onde os alunos, percorrem e onde o guia realiza a interpretação do meio à medida que avançam.  Em alguns pontos pode haver placas ou painéis  descritivos do fenômeno, interação ou  espécie importante de ocorrência no locoal. 

Coordenação: Professor Rodrigo Lemes

 

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Visite os Laboratórios do NUPEM/UFRJ

Laboratórios que servem às áreas de Botânica, Citologia, Histologia, Química, Microbiologia, Genética e Zoologia.

Confira aqui os Laboratórios existentes no NUPEM/UFRJ e agende com o coordenador responsável a sua visita!

 

ciclo de

Ciclo de Palestras

Toda quinta-feira, às 11h, o NUPEM/UFRJ recebe um palestrante para abordar tema de relevância científica ou social.

As palestras são gratuitas, abertas a todos os interessados e não exigem inscrição prévia.

Confira a programação aqui.

Informações

Venha conhecer o NUPEM. Além da nossa estrutura para atender aos alunos de graduação e pós-graduação, também contamos com museus para visitação e vários laboratórios.

Endereço

Av. São José Barreto, 764, São José do Barreto

Macaé, RJ 

CEP: 27965-045

INFORMAÇÕES E AGENDAMENTOS

O agendamento de visitas deverá ser feito através do e-mail espacociencianupem@gmail.com com as seguintes informações:

  1. 1-Nome da unidade escolar
  2. 2-Endereço e Telefone
  3. 3-Número de alunos
  4. 4-Ano de Escolaridade
  5. 5-Nome do responsável pela visita
  6. 6-Nome do responsável pelo agendamento