ALICE NO PAÍS DAS EPIDEMIAS: JOGOS DE RPG PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

APRESENTAÇÃO

O projeto envolve a produção de jogos de RPG (do inglês, role playing games) que são Jogos de Interpretação em que os participantes por meio de suas interações criam uma história. Nossos jogos abordam temas em saúde de maneira lúdica e divertida. Além de trabalhar questões como a valorização da ciência e história da ciência. O público-alvo das ações extensionistas são alunos do ensino fundamental, médio e professores. Os jogos em geral são situados em um contexto histórico de alguma epidemia e os participantes são responsáveis por tentar desvendar e solucionar o caso. Produzimos jogos de RPG de mesa, eletrônico, livro-jogo, jogos de tabuleiro moderno, entre outros e avaliamos a recepção e o aprendizado do público-alvo. 

Durante a pandemia versões digitais dos jogos foram construídas contendo tabuleiro, livro jogo digital e dados virtuais, para ser jogado em uma sala remota. Versões inclusivas dos jogos para surdos, cegos e indivíduos com transtorno do espectro autista estão em andamento. Espera-se com este projeto que os participantes possam vivenciar experiências e refletir sobre promoção da saúde e que eles aprendam de forma lúdica, enquanto se divertem. E que os alunos extensionistas possam aprender com a troca de conhecimento com os escolares, contribuindo para uma formação mais cidadã.  O projeto faz parte do Grupo de pesquisa em Química Medicinal, Educação e Divulgação científica – GEQMED.

Coordenadora: Paula Alvarez Abreu

E-mail: abreu_pa@yahoo.com.br

Tipo: Projeto

Mídias Sociais: Instagram

o seu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade