Ações integradas do Espaço Ciência para a promoção do desenvolvimento socioambiental no Norte Fluminense

APRESENTAÇÃO

O Espaço Ciência NUPEM/UFRJ é um espaço museológico que desde 2008 conta com um acervo expositivo sobre a fauna dos ecossistemas costeiros do Norte Fluminense. Dentre as suas atrações estão uma réplica de toninha e um tubarão anequim em tamanho natural, um esqueleto de golfinho, um aquário de água doce, uma tartaruga, insetos, e mamíferos e aves silvestres taxidermizados.

Os organismos expostos ocorrem no Norte Fluminense, de modo que a exposição está inserida na realidade dos visitantes. Parte do acervo é produzida pela equipe do projeto a partir de animais vitimados em atropelamentos nas rodovias locais, transformando estes exemplares em um poderoso meio para difusão de informações sobre biologia e a importância da biodiversidade. Graduandos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas da UFRJ-Macaé atuam como monitores, mediando as visitas e trocando informações com os visitantes sobre a fauna, os ecossistemas regionais, e as várias questões ambientais perceptíveis pelos visitantes.

O público-alvo da ação consiste majoritariamente em crianças e jovens em idade escolar, e professores da rede pública municipal e estadual do Norte Fluminense. O projeto conta com uma visitação anual de cerca de 2000 estudantes de mais de 40 escolas da rede pública de Macaé. As reações relatadas pela maioria dos visitantes após interação com a exposição são sempre positivas, e são frequentes declarações sobre mudanças de atitudes ou concepções sobre os animais e a biodiversidade. A partir de 2019, temos ampliado o impacto da ação por meio de exposições itinerantes, onde parte do acervo é levado para espaços públicos (praças, calçadões) possibilitando o contato com um público bem mais diverso do que o recebido na sede do projeto (NUPEM/UFRJ).

Os integrantes da ação vêm também desenvolvendo jogos didáticos baseados nas espécies representadas no acervo, e produzindo conteúdos para divulgação científica sobre a biodiversidade regional nas redes sociais.

Coordenador: Pablo Rodrigues Gonçalves

E-mail: espacociencianupem@gmail.com

Tipo: Projeto

Material Produzido: Exposições, vídeos

Mídias Sociais: YouTube

O agendamento de visitas deverá ser feito através dos e-mails: espacociencianupem@gmail.com

o seu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade