FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: INTERAÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA

APRESENTAÇÃO

Hoje se constata que uma parcela considerável da população macaense ainda não tem acesso à educação formal de qualidade e no tocante à educação não-formal, proporcionada pelos centros de divulgação cientifica e/ou por museus de ciência, a situação é ainda mais preocupante devido a inexistência destas instituições na Região. No sentido de modificar essa realidade, o Laboratório de Educação e Divulgação Científica (LabEDiC) foi criado, em 2007, no NUPEM com o objetivo de pensar e viabilizar ações de mediação entre ciência e público com vistas à popularização dos conhecimentos científicos, focando no estudo e construção de novas ações de divulgação científica e a viabilização destas enquanto recursos didáticos para professores da educação básica, atuando na interface formação de professores/divulgação científica. As atividades do LabEDic buscam garantir um espaço para o diálogo entre os professores da rede, os graduandos e os docentes universitários, oportunizando a formação continuada do profissional em exercício, a melhoria da formação inicial do licenciando e a re-elaboração do conhecimento acadêmico. Com a realização desse projeto esperasse: criar uma rede de comunicação visando à divulgação científica, proporcionar o acesso da população ao conhecimento científico, contribuir para aproximação entre escola e universidade e para o estabelecimento de parcerias entre essas instituições, enriquecer o conhecimento universitário com o conhecimento escolar e vice-versa, contribuir para o avanço no conhecimento sobre a realidade do Ensino de Ciências local,realizar a formação continuada de professores em exercício em temas atuais das Ciências Biológicas e da Química, elaborar abordagens pedagógicas para o ensino de biologia celular nas escolas, incorporar professores da rede pública ao LabEDic.

Coordenador: Teo Bueno de Abreu.

E-mail: praticadeensinoufrj@gmail.com

Tipo: Projeto

o seu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade