DIA MUNDIAL DOS OCEANOS: O MAR INVADIU O NUPEM

APRESENTAÇÃO

A comemoração do Dia Mundial dos Oceanos (World Oceans Day) ocorre no dia 8 de junho e foi criada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (também conhecida como Eco-92, Rio-92 ou Cúpula da Terra), sediada no Rio de Janeiro em 1992.

Para celebrar esta data, o NUPEM organiza desde 2016 um evento chamado Dia Mundial dos Oceanos: O Mar invadiu o NUPEM, com o intuito de chamar a atenção para a conservação dos organismos marinhos e os impactos causados pelo homem nos diferentes ecossistemas marinhos.

Durante o evento, são realizadas diversas atividades educacionais apresentando a nossa rica biodiversidade marinha local, apontando os principais impactos que temos causado às espécies e ecossistemas, com o intuito de ressaltar a importância da sua conservação. Alunos, professores, técnicos e a sociedade em geral participam das oficinas, exposições, atividades interativas e vídeos disponibilizados especialmente para a ocasião.

YouTube video

Em 2020, em razão da pandemia, o evento aconteceu de forma digital, com a divulgação de vídeos produzidos por alunos e professores, que estão disponíveis no Youtube e tratam de diversos assuntos relacionados aos oceanos.

Assista a esta entrevista com o coordenador do evento, professor doutor Luciano Gomes Fischer, que fala um pouco mais sobre a importâncias da conservação dos oceanos e explica o projeto.

YouTube video

Também participam da organização do evento, a professora Patrícia Mancini e a técnica Bruna Paglini, além de vários outros professores.

O evento recebeu apoio dos Projetos Costões Rochosos e Multipesca, financiados através de uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa Petrorio, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio.

Coordenador: Luciano Gomes Fischer

E-mail: luciano.fischer@gmail.com

Tipo: Evento

Material Produzido:  Vídeos e Posts

Mídias Sociais: Instagram | YouTube

o seu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade