PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE MÍDIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

APRESENTAÇÃO

Sustentando-se nas ideias de Stuart Hall sobre os processos de produção e recepção nas dinâmicas de comunicação, o projeto pretende oportunizar dinâmicas de criação de materiais educativos e de comunicação científica por estudantes de graduação e licenciatura em ciências biológicas. Espera-se que esses produtos possam proporcionar espaços de produção de letramentos científicos a estudantes de graduação e professores, bem como a docentes e discentes de ensino básico da região. A produção dessas mídias por estudantes de graduação conta com a potencialidade de desenvolver abordagens diferenciadas e garantir modos qualificados e inovadores de comunicação entre academia e comunidade. Assim, espera-se produzir dinâmicas de produção de materiais audiovisuais como vídeos de youtube e podcast, além de textos e demais materiais educativos a fim de favorecer aprendizagens sobre ciências, conceitos e suas aplicações cotidianas.

O presente projeto busca tem por objetivo geral desenvolver mídias educacionais sobre conhecimentos científicos e relevantes para a formação em biologia, bem como sobre questões sociocientíficas para oportunizar discussões formativas junto à comunidade. Em face desse objetivo, especificamente, o projeto pretende: Desenvolver abordagens comunicacionais inovadoras que facilite o acesso da comunidade a conhecimentos produzidos no interior da universidade; Estabelecer um canal de educação informal, formação complementar e divulgação científica; Desenvolver competências educacionais e comunicacionais mediadas por tecnologias nos graduandos de ciências biológicas; Realizar estudos científicos sobre a produção, recepção e uso das mídias produzidas no contexto projeto; Em colaboração com estudantes e comunidade, produzir conhecimento científico sobre as mediações educativas por meio de mídias digitais e assim oferecer a academia novos recursos, métodos e abordagens comunicacionais ao público esperado para suas ações formativas intra e extramuros.

Neste projeto parte-se do entendimento de que, nas dinâmicas comunicacionais, não há a necessária identidade entre as mensagens “enviadas” e aquelas recebidas por espectadores, em razão de diferenças culturais, sociais e todas ordem de representações. Assim, investe no processo dialógico de produzir com e produzir para e no esforço de aprender com esse processo. Para tanto, serão realizadas: dinâmicas de discussão e definição de conteúdos a serem trabalhados nas mídias; produção e testagem das mídias; publicação e análise de seus conteúdos e repercussões. Em outro momento, iremos levar essas mídias a comunidade estabelecer rodas de diálogo com o objetivo de poder observar aspectos da relação da comunidade com essas mídias e a qualidade de aprendizados produzidos. Ao fim, os atores envolvidos serão convidados a compartilhar os conhecimentos produzidos sobre essas experiências.

Coordenador: Américo de Araujo Pastor Junior

E-mail: americopastor@nupem.ufrj.br

Tipo: Projeto

Mídias Sociais: Facebook | Instagram

Site: mandalaciencia.com.br

o seu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade