PESQUISA-AÇÃO NA CADEIA PRODUTIVA DA PESCA NO LITORAL FLUMINENSE

APRESENTAÇÃO

O programa “Pesquisa Ação na Cadeia Produtiva da Pesca (PAPESCA)” tem por objetivo contribuir com a sustentabilidade das Cadeias Produtivas da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar no litoral fluminense. Este trabalho teve início em 2004, no município de Macaé-RJ, e atualmente desenvolve ações em várias regiões do Estado. A PAPESCA tornou-se referência na articulação das ações desenvolvidas em diversos projetos no litoral Fluminense e em outros estados brasileiros em parceria com diversas instituições, principalmente devido ao desenvolvimento e aplicação de metodologias participativas. Os projetos desenvolvidos no âmbito da PAPESCA, além da metodologia de Pesquisa-ação, priorizam a abordagem interdisciplinar e a constituição de Redes de Cooperação como requer os complexos temas relacionados à Pesca e Aquicultura. Neste sentido são desenvolvidos projetos que dialogam entre si em estudos que vão desde moléculas, passando por ecossistemas e culminando com tecnologias sociais e formulação e influência em políticas públicas. Os projetos têm sido desenvolvidos com a participação de um grande número de estudantes de Graduação e Pós Graduação internos e externos à UFRJ das diferentes áreas do conhecimento, docentes e pesquisadores, além da participação ativa dos atores-comunitários que em diversos momentos se tornam atores-pesquisadores interferindo no desenvolvimento dos projetos e na formulação dos mesmos.

Coordenador: Alexandre de Azevedo

E-mail: alexazevedo.bio@gmail.com

Tipo: Projeto

o seu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade