ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

APRESENTAÇÃO

A promoção do uso racional de medicamentos (URM) é uma emergência mundial, tanto pela saúde humana e animal quanto pelo impacto ambiental. O uso irracional de medicamentos é um problema que afeta todo o mundo. A OMS estima que metade de todos os pacientes não toma os medicamentos da forma correta e que mais da metade dos medicamentos são prescritos, dispensados e vendidos de forma inadequada. Há algumas décadas o arsenal terapêutico, composto por medicamentos, tem uma gama de especialidades farmacêuticas para os mais diversos fins muitos com as mesmas indicações terapêuticas, e isso pode favorecer o uso excessivo de medicamentos e essa situação aliada a subutilização ou uso incorreto de medicamentos, podem resultar em desperdícios públicos e/ou riscos para a saúde. 

O uso irracional de medicamentos incluem, o uso inadequado (dose e/ou indicação incorretas) de antimicrobianos, que pode resultar na seleção de microrganismos resistentes ou inefetividade do tratamento; uso de muitos medicamentos (polifarmácia) sem indicações terapêuticas; uso excessivo de medicamentos na forma injetável, se a situação permitir a utilização de formulação para a uso oral e esta via for a mais adequada; falhas em prescrições em desacordo com as diretrizes clínicas e terapêuticas; automedicação, definida como sendo o uso de medicamento sem prescrição médica, em que a própria pessoa ou seu responsável decide o que utilizar, muitas vezes influenciado por parentes, vizinhos ou propaganda ou o reaproveitamento de receituários antigos; não adesão a terapia medicamentosa ou aos regimes de dosagem. O objetivo geral deste projeto é promover o URM, com base científica através da educação em saúde, com diferentes grupos de pessoas e faixas etárias. São realizadas atividades em diferentes cenários, para divulgar informações com temas relacionados aos medicamentos, prevenção da automedicação, problemas relacionados ao uso de medicamentos, armazenamento e descarte desses produtos, entre outras informações pertinentes a saúde e a utilização de medicamentos. Esse projeto foi criado em 2011, com o objetivo de ampliação do público alvo, a partir do projeto de extensão intitulado “Prevenção da automedicação em alunos de ensino médio”, com início em 2010. O público foi ampliado para diferentes faixas etárias e em diferentes cenários. Além das escolas, tais como: em Estratégias de Saúde da Família, Unidade de Pronto Atendimento, Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso, Ambulatório da Casa do Idoso, Consultório na Rua, entre outros. Várias atividades foram desenvolvidas com o objetivo de disseminar informações sobre o uso correto e promover a prevenção da automedicação e adesão a terapia medicamentosa em pacientes com doenças crônicas. Atualmente, para cumprir o distanciamento social por conta da COVID-19, as atividades do projeto estão sendo executadas pelas redes sociais, salas virtuais, canais da internet, com divulgação científica relacionadas ao tema COVID-19 e outras doenças por conta da utilização de medicamentos, tanto para prevenção da automedicação, do uso indevido, quanto pelos problemas que essas práticas ocasionam. São tratados temas, tais como, descarte de medicamentos, fake news, outras doenças e a utilização de medicamentos, divulgação das áreas de atuação do farmacêutico, entre outros temas relevantes que envolvem os medicamentos. São realizadas discussões semanais pela equipe executora do projeto (docentes e discentes) e as atividades acontecem sempre em ambientes virtuais, por conta do distanciamento social, e o projeto promove minicursos, palestras e rodas de conversa em salas virtuais, jogos de perguntas e respostas nas redes sociais, canais para comunicação científica e troca de informações com os espectadores, desenvolvimento de vídeos educativos, materiais para divulgação das informações para educação em saúde, desenvolvimento de ferramentas para aumentar o número de visualizações das redes sociais do projeto e interação sociedade e universidade. Todas as atividades são oferecidas para educadores e alunos de escolas públicas do município de Macaé e São Paulo, trabalhadores da área da saúde e público em geral. Os resultados dos materiais desenvolvidos pelos alunos são expostos nas redes sociais do projeto e nas atividades virtuais, plataforma do YouTube. Será criado o canal do YouTube do projeto para aumentar o número de visualizações das informações e materiais desenvolvidos pela equipe. Assim como, a confecção de cartilhas para acesso em escolas e em ambientes de aprendizagem. A extensão é importante para a sociedade e a para a universidade, pois favorece a criação de canais de comunicação de maneira que os resultados levam a uma maior interação e efetividade das ações e troca de sabe- res. Atualmente o projeto tem 23 discentes dos cursos de Farmácia e Medicina da UFRJ (Campus Macaé e Fundão), uma professora colaboradora e a coordenadora do projeto.

Coordenadora: Magdalena Nascimento Rennó

E-mailmnrenno@macae.ufrj.br

Colaboradora: Profa. Dra. Daiana Vieira Lopes Alves

Tipo: Projeto

Material Produzido: Vídeos, Posts e Cursos

Mídias Sociais: Instagram | Facebook | Twitter

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NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade