Estrutura
Conheça a estrutura física do NUPEM.
Salas de Aula
O NUPEM/UFRJ possui 10 salas de aula distribuídas em dois prédios. A capacidade de cada sala varia entre 10 e 50 alunos. Além disso, cada sala possui um amplo quadro-negro/branco e equipamento audiovisual à disposição. A estrutura física em salas de aula é suficiente para atender as demandas dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Ciências Biológicas, além de atender aos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação, Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde.
auditório
O NUPEM/UFRJ conta com um auditório para conferências e palestras. O auditório tem capacidade para 110 pessoas e possui um equipamento de multimídia, projeção e sonorização, já tendo sediado vários eventos científicos e didáticos importantes em Macaé, tais como as palestras da Semana de Ciência e Tecnologia (MCT, 2008) e diversos cursos de extensão para a comunidade da região.
O auditório do NUPEM está no coração da instituição. O espaço é utilizado em ocasiões solenes sendo o ponto forte da formação de muitos alunos.
Biblioteca
No NUPEM o Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SIBI/UFRJ) dispõe de um espaço de (103,5 m²), contemplando acervo geral (63,60 m²), serviços internos (21,00 m²) e leitura/circulação (18,90 m²). Esta biblioteca é utilizada pelo corpo discente e docente da Graduação em Ciências Biológicas. Aproximadamente, 5 computadores estão disponíveis para a comunidade acadêmica.
A distribuição do acervo cobre adequadamente as ciências naturais, químicas, farmacêuticas, médicas e humanas.
Além disso, a biblioteca está interligada através do SiBI/UFRJ estando apta a desenvolver as operações de empréstimo pelo Programa de Comutação Bibliográfica em Rede Nacional e Internacional (COMUT).
Bibliotecários e técnicos especializados investem continuamente no treinamento de alunos para a utilização dos serviços disponíveis pelas bibliotecas da UFRJ.
Espaço de convivência Fábio Scarano
Um local para relaxar, renovar as energias, interagir com colegas de trabalho, tomar um cafezinho ou fazer um lanche rápido.
Nas confraternizações do NUPEM ainda acontecem experimentos com desnaturação térmica de proteínas bovinas, suínas ou de aves. Contamos com equipamentos rústicos para esse tipo de experimento: grelha e carvão. Aqui a tecnologia de churrasqueiras elétricas ou a gás não chegou.
Ele também é um excelente local para a realização de reuniões informais.
O espaço recebeu este nome em homenagem ao Professor Fábio Rubio Scarano.
Quadra
A quadra do NUPEM é uma importante fonte de interação com a comunidade, estimulando a relação social com o entorno, formando valores humanos morais e sociais dentro do espaço público. Também insere em um bairro de baixa renda uma alternativa e um ambiente seguro para a prática de esportes. A quadra proporciona a valorização da comunidade e, em breve, estará coberta, contribuindo com a retomada das atividades presenciais em áreas abertas, no contexto de pós-pandemia.
Trilha da Ciência e da Saúde
A Trilha da Ciência e da Saúde tem o objetivo de estimular a busca pelo conhecimento de forma dinâmica e, simultaneamente, proporcionar um espaço para a prática de exercícios físicos para a população de Macaé e região, em um esforço de integração da Universidade com a sociedade, de maneira inclusiva (haverá mecanismos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais) e interativa.
Durante o caminho de cerca de 500 metros a ser percorrido pelos visitantes, pretende-se promover o compartilhamento de conhecimentos sobre os ecossistemas da região e apresentar de forma temática e participativa a história geológica da Terra e evolução da relação Homem-Ambiente e, simultaneamente, possibilitar a prática de exercícios físicos.
laboratórios
Os laboratórios do NUPEM são utilizados por docentes e alunos de pós-graduação bem como para treinamento e iniciação científica.
Laboratórios de pesquisa
Laboratórios de Apoio Técnico-Científico
Laboratórios de ensino
Laboratório de Extensão Reinaldo Bozelli
O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade é referência no Norte Fluminense quanto à suas atividades de extensão e inserção social: são mais mais de 20 ações de extensão que incluem projetos, cursos e eventos, tais como: “Mundo Invisível”; “Vivenciar Livre”; “Pesquisa Científica em Movimento: Nupem na escola”; “Agricultura Urbana”; “Aplicações de ferramentas de modelagem molecular no ensino-aprendizagem de ciências”; “Estratégias para a promoção do uso racional de medicamentos”; “Projeto Iurukuá: Educação ambiental e Conservação de Tartarugas Marinhas”; “Etnoentomologia, nos Caminhos Darwinianos: educação ambiental intermediando as relações entre homens e insetos de importância econômica e médica”; “Saúde, Previdência e Cidadania”; “Biologia de Artrópodes Vetores”; “Dia do Biólogo”; “Inclusão Digital Curso de capacitação em biossegurança na pesquisa científica”; “Formação de professores e divulgação científica: interações entre Universidade e Escola”; “Educação ambiental e cinema”; “A importância das macromoléculas na saúde humana”.
Desenvolvemos também ações nas escolas, aulas práticas e teóricas, rodas de conversa, idas a campo e cursos de formação de professores nas escolas e no NUPEM/UFRJ. Recebemos, anualmente, mais de 1.000 estudantes de pelo menos 20 escolas públicas e particulares da região para conhecer o Espaço Ciência, as Coleções e os laboratórios de pesquisa da Instituição.
O Laboratório recebeu este nome em homenagem ao Professor Reinaldo Luiz Bozelli. Clique aqui.
Coleções
O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ abriga valiosas coleções zoológicas (80.000 espécimes de peixes, 2.000 de mamíferos, 60 de aves, 5.600 de invertebrados marinhos e 2.000 insetos) e botânicas (1.240 macroalgas e 2.560 plantas vasculares). Estes acervos documentam a elevada biodiversidade presente nos ecossistemas continentais e marinhos do Norte Fluminense, e de outras regiões do país.
As coleções biológicas do NUPEM/UFRJ são reconhecidas institucionalmente e encontram-se atualmente sob a tutela da Coordenação de Coleções Biológicas do Instituto. O acesso a estes acervos é aberto à comunidade mediante solicitação aos seus respectivos curadores.
alojamentos
No início da década de 1980, o professor Francisco de Assis Esteves iniciou, juntamente com seus estagiários, as pesquisas pioneiras sobre a Ecologia das Lagoas Costeiras de Macaé e região. As pesquisas realizadas pelo professor Francisco e sua equipe resultaram nas primeiras publicações sobre estes ecossistemas de grande peculiaridade ecológica. No entanto, as condições para a realização das pesquisas, na época, eram de grande precariedade e os pesquisadores passavam vários dias acampados às margens das lagoas sob sol ou chuva, sem o mínimo de conforto e sem mínimas condições operacio-nais. As dificuldades logísticas segredaram um sonho: o de criar em Macaé um centro de pesquisa, que possibilitasse a acomodação de pesquisadores e a realização de estudos ecológicos nas lagoas costeiras da região. Dessa forma, podemos afirmar que o NUPEM teve início a partir de sua infraestrutura para receber grupos de pesquisa e abrigar pesquisadores que ajudaram a consolidar o conhecimento sobre a a importância ecológica da região e da necessidade de interiorização da UFRJ.
O Nupem, mantem, em suas instalações, alojamentos e suítes para grupo de pesquisadores que visitam a região.
Sala dos alunos da pós
O Nupem dispõe de um espaço compartilhado para o trabalho intelectual dos alunos de Pós-graduação. Essa novidade garante que o aluno tenha acesso a internet e ambiente acadêmico para a produção de conhecimento. Para estudantes, ter um espaço para reflexão e trabalho, pode ser um ponto decisivo para a consolidação do seu projeto, servindo também com espaço de troca de experiências com os colegas.
O seu futuro começa aqui.
NUPEM/UFRJ – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade