Laboratório de Educação e Divulgação Científica

Apresentação

O Laboratório de Educação e Divulgação Científica se estrutura a partir do reconhecimento da intensificação da presença, nas escolas, de recursos audiovisuais, tais como: vídeos, filmes, programas de TV, animações, aplicativos, websites, além da manutenção dos recursos tradicionais como livros, projeções, quadros-negros e livros didáticos assim como outros objetos de aprendizagem em atividades escolares.

Outro ponto importante é o entendimento de que, no contexto de utilização dessas tecnologias, as atividades de aprendizagens são mediadas por objetos e relações que constituem e ressignificam o próprio ambiente dessas aprendizagens. Entretanto, apesar de muitos estudos recentes tocarem esse tópico, historicamente, poucos deles têm sido dedicados ao entendimento das relações com esses objetos desde sua concepção, produção, usos e aprendizagens por estes influenciadas.

Diante disso, os integrantes do Laboratório realizam pesquisas acerca dos processos que envolvem os usos de objetos e tecnologias nas dinâmicas de ensino e aprendizagem em espaços de educação formais, informais e virtuais. Pretendemos realizar pesquisas teóricas e empíricas que incluam a participação de diversos matizes de educadores: mediadores, docentes, licenciandos, pesquisadores e discentes da universidade e das escolas e demais atores envolvidos, além de problematizar a mediação de objetos e tecnologias, utilizadas ou produzidas no desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem.

O Laboratório busca se constituir no contexto no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da UFRJ (NUPEM/UFRJ) como um núcleo de inovação, desenvolvimento e análise de processos, objetos e tecnologias de aprendizagem, desde suas concepções até os seus usos. Há também a intenção de estabelecer redes de cooperações com outros grupos e instituições (nacionais e internacionais) tendo em vista consolidar a UFRJ e a cidade de Macaé como um polo de referência sobre objetos e tecnologias de aprendizagem por meio dos audiovisuais.

COORDENAÇÃO

Coordenador:

Prof. Dr. Rafael Nogueira Costa e vice: Prof. Dr. Américo Pastor

Email: rafaelnogueiracosta@gmail.com

Pesquisadores:

Prof. Dr. Gustavo Camargo, Prof. Dr. Leonardo Moreira, Profa. Dra. Giuliana Franco Leal, Prof. Dr. Bruno Monteiro e Prof. Dr. Téo Bueno.

lINHAS DE PESQUISA

Educação Ambiental; Ensino/Educação em Ciências; Discurso sobre Sustentabilidade e Ambiente; Estudos da Linguagem e Formação Docente; Etnoconhecimento; Inovações Educacionais e Ecologia Política.

Destacamos cinco linhas de pesquisa que se atravessam e situam nossos interesses. São estas:

1. Mediações, produções e usos de materiais didáticos, paradidáticos e objetos de aprendizagem

Essa linha é a principal e mais central das linhas de investigação do presente grupo. Nessa linha pretende-se desenvolver pesquisas sobre os usos dos mais diversos recursos audiovisuais na produção de aprendizagens e com igual importância estudar as relações implicadas nos usos desses materiais em contextos educativos. Além disso, busca produzir conhecimento acerca de iniciativas educativas inovadoras em educação que envolvam, sobretudo, processos de produção e utilização de tecnologias e materiais didáticos audiovisuais.

1. Formação docente

Essa linha se ocupa de investigar os processos que envolvem as práticas discursivas durante os processos de formação inicial e continuada de professores e demais educadores. Além disso, buscamos problematizar o desenvolvimento de inovações tecnológicas em materiais e tecnologias didáticas e desenvolver estudos e pesquisas sobre a atuação de educadores no campo da educação e da divulgação em ciências. Além disso, buscamos compreender os processos de engajamento político e social na abordagem de temáticas sociocientíficas, ambientais e culturais por meio da produção e utilização de recursos audiovisuais.

1. Educação Ambiental e Educação em Ciências e Saúde

Essa linha, em interação com as demais, se ocupa de estudar as relações dos processos educativos com as dimensões sociais, políticas e culturais em que são desenvolvidas práticas de produção de saúde, sustentabilidade e os atravessamentos da educação em ciências na abordagem de questões sociocientíficas.

1. Audiovisualidades e Educação

Esta linha pode ser entendida com parte da primeira linha, entretanto por entendermos que há peculiaridades do audiovisual, do cinema e do vídeo, que demandam discussões específicas no âmbito da educação. Nesse sentido, essa linha se dedica a discutir as dinâmicas de produção, uso e recepção de obras audiovisuais em processos de ensino e aprendizagem.

Principais equipamentos

Materiais didáticos, câmeras fotográficas, filmadoras, computadores e programas para edição de vídeos, televisões.

o seu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade