Laboratório Integrado de Biociências Translacionais - LIBT

apresentação

A pesquisa de caráter translacional tem se revelado como importante instrumento para aproximação dos resultados obtidos na pesquisa básica com aplicações eficazes no atendimento das demandas da saúde humana. Assim, a implantação do LIBT possibilita o desenvolvimento de pesquisas translacionais utilizando-se modelos animais invertebrados (ascídias e barbeiro, vetor da doença de Chagas) e vertebrados (peixe-zebra e peixe-rei) e linhagens celulares humanas para melhor compreender os mecanismos celulares, moleculares e genéticos dos efeitos dos poluentes ambientais, de doenças neurodegenerativas, e na transmissão de doenças (vetores). E, assim correlacionar e ampliar o conhecimento de aspectos fisiopatológicos de doenças humanas usando esses organismos mais simples.

integrantes

Profa. Dra. Flavia Borges Mury

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UENF, mestrado e doutorado em Biociências e Biotecnologia – ênfase em Biologia Celular pela UENF, pós-doutorado em Química Biológica pela UFRJ. Atualmente é professora adjunta do NUPEM/UFRJ-Macaé.

Coordenadora do LIBT.

flaviamury@gmail.com

Profa. Dra. Elane da Silva Ribeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas na modalidade de Bacharelado pela UENF (2004), mestrado e doutorado em Biociências e Biotecnologia também pela UENF (2007 e 2011, respectivamente). Atualmente é professora Adjunta (NUPEM/UFRJ)

Vice-Coordenadora do LIBT.

CintiaMonteiro

Profa. Dra. Cintia Monteiro de Barros

Possui graduação em Biomedicina pela UNIRIO, graduação em Farmácia pela UNIGRANRIO, doutorado e pós-doutorado em Ciências Morfológicas pela UFRJ. Atualmente, é professora Adjunta do NUPEM/UFRJ-Macaé.

Profa. Dra. Natália Martins Feitosa

Atualmente é professora no NUPEM/UFRJ-Macaé. Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ, mestrado em Biotecnologia Molecular pela Universidade de Bonn (Alemanha) e doutorado em Biologia do Desenvolvimento pela Universidade de Colonia (Alemanha). Pós-doutorado pela UFRJ. Atualmente é professora adjunta do NUPEM/UFRJ-Macaé

Profa. Dra. Raquel de Souza Gestinari

Possui graduação em Ciências Biológicas na modalidade de Licenciatura pela UERJ (2001), mestrado e doutorado em Ciências (Fisiopatologia Clínica e Experimental) pela UERJ (2002 e 2006, respectivamente). Atualmente é professora Associada (NUPEM/UFRJ)

Simone Azevedo Gomes

Auxiliar de laboratório

Lattes

Equipamentos que integram o laboratório

• Estufa de esterilização;
  • 2 micrótomos.

PESQUISA

2020 – Atual

• Os desafios do Programa de pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas do interior do Estado do Rio de Janeiro em tempos de Pandemia de COVID-19. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro. Coordenadora: Cintia Monteiro de Barros;
  • Implementação da rotina de Diagnóstico sorológico para a Covid-19 no Município de Macaé. Coordenador: Rodrigo Nunes da Fonseca;
  • Ampliação da rotina de Diagnóstico do SARS Covid 19 no Município de Macaé. Financiamento: Justiça Federal do Estado do Rio de Janeiro – Outra. Coordenador: Rodrigo Nunes da Fonseca.

2019 – Atual

• Rede de Doenças Neurodegenerativas e Câncer: da pesquisa básica ao diagnóstico Molecular e Terapias. Coordenadora: Cintia Monteiro de Barros;
  • Rede Rio de Inovação em Nanossistemas para a Saúde – NanoSAÚDE/FAPERJ. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro. Coordenador: Marco Aurélio Martins.

2018 – Atual

• Desenvolvimento de modelo animal inovador para o estudo das doenças neurodegenerativas. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa. Coordenadora: Cintia Monteiro de Barros.

Alguns projetos anteriores a 2017

• Pesquisa translacional em sistemas biológicos e biodiversidade como estratégia na resolução de problemas socioambientais do Norte Fluminense. Apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico regional no Estado do Rio de Janeiro, FAPERJ No 15/2016, DCTR 2016”. Coordenador: Prof Francisco de Assis Esteves;
  • APQ1 – 210.741/2015- Avaliação do efeito de efluentes na morfologia e expressão de genes biomarcadores no desenvolvimento de embriões de peixe-zebra. Coordenadora: Natália Martins Feitosa;
  • CNPq Universal 2015- Aspectos Morfológicos e Funcionais da neurorregeneração do sistema nervoso central utilizando-se modelos de invertebrados. Coordenadora: Cintia Monteiro de Barros.

• Curso Práticas em Genética. SigProj Nº 271317.1484.29240.13052017;
  • Na minha Escola tem Universitários: uma contribuição da UFRJ no ensino médio da rede pública. SIGProj N°: 265805.1443.193012.06042017;
  • O ensino de ciências pela prática da experimentação – RUA 2018;
  • Corpo Humano em ação: praticar para melhor compreender o seu funcionamento – RUA 2017;
  • Implantação de um Laboratório e Instrumentalização dos Professores de Ciências da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira Como Iniciativa para a Atuação Efetiva no Combate à Dengue no Município de Macaé e Região. FAPERJ 2013.

Parcerias formalizadas

NOR-BRA 2020: Gering the future generations towards a sustainable use of the environment. Participantes: Natália Feitosa, Cintia Barros entre outros.

NA INTERNET

O link do Grupo de Pesquisa em Biociências Translacionais no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/667750

@cienciaempratica

@corpohumanoufrj

@embriogene_macae

o seu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade