Laboratório Integrado de Saúde e Sustentabilidade

apresentação

O Laboratório Integrado em Saúde e Sustentabilidade, sigla LISS faz rede com o Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio, com a Escola de Enfermagem Anna Nery e com Instituições Federais diversas. Temos diferentes atividades em curso no momento: sobre a graduação – atualizações de materiais que serão empregados e preparos que caminham em prol da capacitação contínua desafiante que envolve o ensino remoto emergencial; no que se refere a pós-graduação, contamos com estudantes do Mestrado Profissional Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento e Programa de Ciência Ambientais e Conservação (ambos do NUPEM); bem como com estudantes do Mestrado e do Doutorado Acadêmicos da Escola de Enfermagem Anna Nery (matriculados e alguns egressos). Considerando a extensão universitária, contamos com o apoio do Projeto registrado na UFRJ “Cuidado Ecológico: Construindo o conhecimento em uma perspectiva dialógica através da educação em saúde – Dialógicos em Ação”, também abrigamos o projeto Vivenciar Livre, com ampla parceria junto a Secretaria de Ambiente de Macaé. Por meio desses projetos temos preparado distintos materiais lúdicos, com linguagem acessível, que possam contribuir junto às comunidades locais e regionais, envolvendo injustiça e o racismo ambiental e temas em evidência como o combate à pandemia do Covid 19.

Existem pontes com grupos interdisciplinares da UFRJ, que lutam pela mesma causa; de uma maneira ampla, incluindo a iniciação científica e o estágio em pesquisa, desenvolvemos investigações com métodos qualitativos inovadores e, ainda, com a aplicação da revisão integrativa ampla e ancorada, considerando temáticas que tratam do estilo de vida, das repercussões para a qualidade de vida e a saúde integral, com nexos aos objetivos da agenda 2030 e base epistemológica no paradigma emergente. Como não poderia deixar de ser, incluindo, assuntos cabíveis ao cenário pandêmico atual. Ou seja, congregamos os múltiplos potenciais do Grupo de Pesquisa, certificado no CNPq, que pode ser encontrado com o nome Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde Integral. É importante registrar que existem outros estudos liderados por docentes que chegam ao laboratório. De tal modo, mesmo com ferramentas remotas estamos presentes no trabalho diário, somando esforços, mutuamente reunindo forças, ajudando com a motivação sensível, à luz das demandas sociais, no sentido de, sobretudo, atravessarmos da melhor maneira um momento tão difícil, histórico e complexo para a humanidade.

Rodrigo Lemes Martins (Titular)

Linha de pesquisa: Ecologia e Sustentabilidade
Contato: rodr.lemes@gmail.com

Glaucia Valente Valadares (Vice)

Linha de pesquisa: Saúde e Sustentabilidade
Contato: gvvufrj@gmail.com

Pesquisadores

Thaddeus Gregory Blanchette

Linha de pesquisa: Meio ambiente e Antropologia social
thaddeus.blanchette@gmail.com

o seu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade