Laboratório Integrado em Microbiologia e Bioprocessos

Sobre

O Laboratório Integrado de Microbiologia e Bioprocessos Professor Mario Alberto Cardoso da Silva Neto (LIMB), inaugurado em 07 de dezembro de 2018, é fruto de projetos de pesquisa realizados pela Universidade em cooperação.com a iniciativa privada.

O espaço é coordenado pela Profª Drª  Analy Leite e sub coordenado pela Profª Drª Danielle da Silveira. As Professoras Drª Mirella Pupo dos Santos e Drª Paula Abreu compõem juntamente com as coordenadoras o quadro de pesquisadores vinculados ao laboratório, que conta com a técnica de laboratório em microbiologia Paula Veronesi Marinho Pontes. O LIMB atualmente atende mais de 20 discentes, que realizam pesquisas de iniciação científica, pós-graduação e de extensão.

Estrutura

O LIMB possui em seus 40 m2 duas salas, uma de bacteriologia e outra de micologia. Os principais equipamentos disponíveis no laboratório são: Fastprep 24 MP (1), Cabine de segurança biológica (3), Geladeira (2), Freezer (1), Incubadora BOD (1), agitador magnético com aquecimento (1), Bancada de fluxo laminar vertical (1), Estufa bacteriológica (1), Incubadora shaker refrigerada com fotoperíodo (1), Colorímetro (1), Bomba de vácuo (1), Leitora de microplacas (1), Balança semi-analítica (1), Balança analítica (1), Lavadora Ultrassônica com aquecimento (1), Phmetro de bancada (1), Banho-maria sorológico (1), Vortex multifuncional (1), Contador de colônias (1), Centrífuga MiniSpin Eppendorf (1).

Linhas de pesquisa

As linhas de pesquisa desenvolvidas no LIMB estão relacionadas à expertise de cada professora, as quais são detalhas a seguir:

• Análises da qualidade microbiológica de amostras de águas, alimento e meio ambiente; Ecologia microbiana; Bioprospecção de microrganismos de interesse biotecnológico; Tecnologia e Microbiologia de Alimentos com ênfase no potencial tecnológico e probiótico de microrganismos são realizadas pela Profª Drª Analy Leite.
  • Avaliação da atividade antifúngica e antibacteriana de produtos naturais e sintéticos visando a descoberta de novos fármacos é realizada pela Profª Drª Paula Abreu.
  • Microbiologia tecnológica com ênfase no setor industrial: aproveitamento biotecnológico de resíduos, tratamento de efluentes e síntese de bioprodutos é realizada pela Profª Drª Danielle Martins.
  • Estudos sobre interação microrganismos-planta, visando aplicação biotecnológica de microrganismos indutores de crescimento e tolerância a estresses de plantas em cultivos agrícolas são realizados pela Profª Drª Mirella Pupo.

Durante o primeiro ano da pandemia causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, o LIMB proporcionou a infra-estrutura para abrigar de forma emergencial e provisória em suas dependências o Laboratório de Campanha para Diagnóstico de COVID-19, aonde foram realizados os testes de RT-PCR para detecção do vírus. Esta ação foi fruto de parceria entre o NUPEM/UFRJ, o Grupo de Trabalho Multidisciplinar liderado pelo Laboratório de Virologia Molecular do Departamento de Genética do IB-UFRJ (LVM-UFRJ), da Prefeitura de Macaé e outras instituições públicas e privadas.

Coordenadora: Analy Machado de Oliveira Leite
Vice-Coordenadora: Danielle da Silveira dos Santos Martins

Saiba mais acessando http://www.macae.ufrj.br/nupem/index.php/novidades/1243-saiba-mais

o seu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade