Você está visualizando atualmente NUPEM/UFRJ apresenta proposta de retorno às aulas práticas presenciais no documento: “Plano Local de Retorno Gradual das Aulas Práticas na Graduação do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ”. Confira.

No mês de janeiro do ano de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu como epidemia e Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional, a síndrome causada pelo vírus SARS-CoV-2, denominada de COVID-19. Logo após o alerta da OMS, em fevereiro de 2020 um grupo de trabalho multidisciplinar da UFRJ foi instituído com o intuito de avaliar e definir ações e rotinas a serem adotadas, no âmbito de distintas esferas da universidade, para prevenção do contágio e enfrentamento da emergência.

O primeiro boletim técnico sobre a COVID-19 foi publicado em fevereiro de 2020 e em março do mesmo ano foi formado o Gabinete Emergencial da UFRJ e o Grupo Multidisciplinar da UFRJ sobre a COVID-19. Concomitantemente ao planejamento e execução de ações de enfrentamento, foi criado o Grupo de Trabalho Multidisciplinar da UFRJ sobre o Pós-Pandemia Coronavirus Disease 19 (Covid-19). O GT Pós-pandemia UFRJ mantém contínua atualização de protocolos e ações tomadas em âmbito institucional, publicadas em seus relatórios de Plano de Contingenciamento.

Neste cenário, o Plano de Retorno Gradual das Atividades Didáticas Práticas na Graduação da UFRJ é fruto de múltiplos atores institucionais e propõe orientações gerais para guiar a retomada das atividades presenciais.

As ações tomam como base a saúde da comunidade acadêmica como um valor primordial e inviolável.

Em colaboração com o corpo docente, coordenações de ensino e a Comissão de Segurança Biológica do NUPEM, o Grupo de Trabalho Pós-Pandemia NUPEM, instituído no mês de junho de 2020, reúne informações e protocolos de diversas instituições de ensino, sistematiza as ações realizadas pelo NUPEM e planeja estratégias para o retorno pós-pandemia da COVID-19. As ações de contingenciamento e planejamento do NUPEM contemplaram temas de saúde, divulgação científica, biossegurança, condições de trabalho, ensino remoto emergencial, serviços, e bibliotecas.

O Plano Local de Retorno Gradual das Aulas Práticas na Graduação do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ (clique para ler) é fruto de um esforço institucional cooperativo. O documento objetiva atender as demandas de nossos alunos, razão primordial de existência da UFRJ, contemplando assim missões de nossa instituição, como possibilitar a mobilidade social e subsidiar de maneira plena oportunidades para o avanço da sociedade.