ZOOTRUNFO ESPAÇO CIÊNCIA NUPEM/UFRJ

sobre a obra

O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) é um importante polo de geração de conhecimentos e atração de pesquisadores interessados em realizar pesquisas interdisciplinares com um forte viés socioambiental, atuando em diversas frentes no município de Macaé (RJ) e sendo protagonista da interiorização da UFRJ.
O Espaço Ciência é um museu contemporâneo localizado no NUPEM, inaugurado em 2008, que conta com a exposição “Diversidade dos Ecossistemas Costeiros do Norte Fluminense”. Dentre as suas atrações estão um esqueleto de golfinho-comum, uma réplica de toninha, uma réplica do tubarão-anequim, uma réplica de tartaruga-verde, além de mamíferos terrestres e aves marinhas taxidermizados. Os organismos presentes na exposição ocorrem no Norte Fluminense e, portanto, fazem parte da realidade dos visitantes. Parte do acervo foi produzida pela equipe do Laboratório de Taxidermia a partir de animais atropelados nas rodovias locais, transformando estes exemplares em um poderoso meio para difusão de informações sobre biologia e a importância da biodiversidade.
Nesse sentido, pensando na fragilidade atual, em tempos de pandemia, nós, monitores do Espaço Ciência, criamos uma maneira de trazê-lo para dentro da sua casa! Apesar do isolamento social, podemos cumprir os objetivos do projeto elaborando esse jogo, sob a supervisão de professores e pesquisadores, para serem impressos e montados em casa. Assim, crianças e adultos poderão conhecer um pouco dos animais que ocorrem no Norte Fluminense de um jeito fácil e divertido!

Fabio Di Dario, Pablo Rodrigues Gonçalves (Coordenadores)

O SEu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade