Volta às aulas na pandemia: NUPEM/UFRJ recebe representação da Comissão de Educação do Município de Macaé para discutir estratégias de retorno

No momento, você está visualizando Volta às aulas na pandemia: NUPEM/UFRJ recebe representação da Comissão de Educação do Município de Macaé para discutir estratégias de retorno

No dia 8 de fevereiro de 2021, o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ recebeu integrantes da Comissão de Educação da Câmara do Município de Macaé para discutir estratégias a serem adotadas para um plano seguro de retorno às aulas em escolas do município.       A recém-eleita Vereadora Iza Vicente (REDE) ressaltou o papel de destaque da UFRJ no diagnóstico molecular para o coronavírus via PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) em Macaé e arredores, fruto de um diálogo exitoso com a prefeitura, os principais hospitais da cidade (públicos, privados e filantrópicos) e distintos setores econômicos.

know-how adquirido em parceria com o Laboratório de Virologia Molecular do Instituto de Biologia do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ projetou a cidade de Macaé como modelo único no Estado para o enfrentamento da pandemia. Os frutos deste imenso esforço devem ser utilizados como subsídio para tomadas de decisão dos órgãos públicos do município. Liderado pela Professora Dra. Natália Feitosa, o artigo recentemente publicado nos Anais da Academia Brasileira de Ciências, que incluiu a testagem de mais 750 profissionais da educação desde o ensino básico ao ensino superior, traz dados imprescindíveis para reabeartura segura das escolas.

Além de ressaltarem a importância de uma estratégia de testagem dos profissionais da educação, o artigo traz propostas de metodologias para otimização de custos e logística. Durante o encontro foi também discutido como medidas de biossegurança aplicadas ao ensino, sendo discutidas pelo Grupo de Trabalho Pós Pandemia da UFRJ, pode contribuir de maneira efetiva para uma volta segura. “A próxima etapa é aprofundarmos a parceria entre instituições públicas e prefeitura para avançarmos em uma aliança que traga benefícios para a sociedade macaense. […]. Nós estamos convictos que foi dado o pontapé inicial nessa parceria”, destacou o Professor Francisco de Assis Esteves durante o encontro.

     A vereadora por fim destacou que esta pauta está baseada na proposta de sustentabilidade apresentada pelo Instituto ao Executivo e Legislativo (LINK), que aponta valores e metas relacionadas à saúde, educação, empreendedorismo e bem-estar social do município, e que a participação do NUPEM para subsidiar tomadas de decisões baseadas em conhecimento científico é imprescindível.