Você está visualizando atualmente VISITA DE SECRETÁRIA DE ENSINO SUPERIOR AO NUPEM VISA INCREMENTO DE PROJETOS EM 2023

Diretora do Nupem, Cíntia Monteiro de Barros, professores Pedro Hollanda e Luciano Fischer, Secretária Flaviá Picon e profª Célia Palmero

Em visita ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – Nupem, no dia 16 de fevereiro, a secretária Adjunta de Ensino Superior da Prefeitura de Macaé, Profª Flaviá Picon, conheceu o jardim sensorial e teve com objetivo principal estreitar os laços institucionais, além de colaborar com a finalização das instalações do BioMuseu, a ser inaugurado em breve.

Para o prof. do Nupem, Luciano Fischer, pesquisador integrante da equipe responsável pelo projeto do BioMuseu, “anualmente, os espaços museológicos do NUPEM recebem visitação de centenas a até milhares de alunos e professores de toda a rede pública da região. Entretanto, Macaé e seu entorno ainda enfrentam uma carência de espaços de ciência, multissensoriais, que ampliam conhecimentos e vivências, e que atendam à população em geral, mas prioritariamente às crianças e jovens. Durante a visita da Secretária de Ensino Superior, apresentamos o novo prédio do BioMuseu, que além de abrigar Coleções Biológicas importantes do NUPEM, contará com um importante espaço de exposições que irá atender a comunidade. Conversamos sobre as demandas atuais do espaço e sobre propostas de exposições. Acredito que essa visita serviu para a construção de novas parcerias exitosas com a Prefeitura de Macaé, visando não só a consolidação da exposição permanente do BioMuseu, mas também para a construção da proposta e intercâmbio de experiências com o futuro espaço interativo municipal de Ciências em Macaé”.

Profº Luciano explicando as possibilidades de aprendizado do Jardim Sensorial

Os vice-diretores adjuntos de Extensão, Profª Célia Palmero, e de Relações Comunitárias, Prof. Pedro Hollanda, apresentaram à Profª Flaviá as coleções de aves, mamíferos e invertebrados, itens da nova mostra. Durante o encontro, a diretora geral e a secretária adjunta comentaram sobre a importância das mulheres na Ciência – em semana comemorativa – e ações afirmativas para fomentar projetos que valorizem a equidade de gênero nas pesquisas científicas. Profª Cíntia destaca ainda “a importância do apoio da prefeitura de Macaé para novos projetos, entre eles a desapropriação e aproveitamento do terreno em frente ao Instituto Nupem, já com decreto de doação publicado.

“O Museu Norte Fluminense de Biodiversidade – BioMuseu – será o primeiro museu do Norte-Fluminense que atenderá toda a comunidade de Macaé e região, principalmente proporcionando interações entre estudantes das escolas de nível fundamental e médio e nossos pesquisadores, tanto docentes como alunos. Este espaço auxiliará na preservação da história e da memória humana, além da evolução dos seres vivos, com mostras temporárias e temáticas extremamente relevantes. Será uma conexão das pessoas com o passado, presente e futuro, com destaque na importância do conhecimento para a conscientização sobre a preservação e sustentabilidade”, afirmou a Diretora Geral do Nupem.