Você está visualizando atualmente Veja como foi a “Semana de Acolhimento dos calouros do curso de Ciências Biológicas 2021 – NUPEM/UFRJ”

A semana de acolhimento é um momento de grande realização tanto para os alunos ingressantes quanto para pais e familiares, ocasião que junto da matrícula apresenta um simbolismo que consuma um sonho: estar cursando a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Infelizmente, este momento tão esperado não pôde acontecer da maneira tradicional, com atividades presenciais durante cinco dias, de segunda-feira até sexta-feira. Contudo, a Comissão de Acolhimento reuniu formas de adaptar esse encontro, com atividades totalmente remotas, visando incluir e acolher todos os calouros. A comissão contou ainda com a participação das alunas Gabriela Oliveira de Almeida, do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ), e Caroline do Amaral e Silva do curso de Farmácia da UFRJ Macaé.

De posse do exposto, o Instituto de Biodiversidade Sustentabilidade NUPEM/UFRJ Macaé iniciou no último dia 12 de julho a Semana de Acolhimento aos Calouros em Ciências Biológicas, em formato on-line, transmitido no canal do NUPEM no YouTube (LINK). O evento ocorreu, principalmente, no período da manhã para que o acolhimento pudesse ser realizado com a participação de todos os novos alunos e alunas, que ingressaram os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas.

Inicialmente as boas-vindas foram feitas pelas organizadoras do evento, Professoras Flávia Mury e Magdalena Rennó. Em seguida, passou-se a palavra ao Diretor do NUPEM Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca que, em nome dos professores, funcionários e alunos da Instituição parabenizou os novos estudantes pela conquista e mudança de fase de vida em se tornarem universitários. Os professores do 1º período deram as boas-vindas aos novos estudantes. A semana de acolhimento contou também com a participação das coordenações dos cursos de Bacharelado (Profa. Raquel Gestinari) e Licenciatura (Prof. Marcos Paulo) em Ciências Biológicas, com as direções adjuntas de pesquisa (Prof. Carlos Barbosa), de extensão (Prof. Vinícius Albano), de assuntos Comunitários (Prof. Pedro Holanda) e de pós-graduação (Prof. Fábio Didario). Além disso, ocorreu um breve relato sobre o funcionamento da secretaria de graduação com a fala da técnica em assuntos educacionais, Ariela Cardoso, e uma apresentação da comissão de orientação acadêmica (COAA – Presidente: Elane Ribeiro).

Para finalizar a “live de boas-vindas”, compartilhamos um momento bem especial com filmagens do NUPEM, mostrando desde a área externa até a visualização de vários locais que, em breve, os estudantes irão ter o imenso prazer de conhecer. No entanto, a semana estava apenas começando e os próximos dias foram marcados por muitos outros eventos. Na terça-feira tivemos a roda de conversa com a Profa. Dra. Geórgia Atella (Coordenadora de Integração Acadêmica do CCS) que abordou sobre a estrutura da UFRJ e os possíveis caminhos que os calouros podem seguir ao longo da sua formação acadêmica. Ainda na terça-feira pudemos assistir a palestra ministrada pelo Prof. Felipe Rocha intitulada “Carreira de biólogo na pesquisa e tecnologia”. Na quarta-feira tivemos uma aula com o Prof. e vice-diretor do NUPEM, Francisco Esteves, com o tema “NUPEM: uma fábrica de sonhos e de futuros” em que os novos alunos puderam se encantar com as belezas da região e acompanhar um pouco de toda a construção do Instituto NUPEM, desde as primeiras saídas de campo até a sua fundação. Na quinta-feira ocorreram dois momentos extremamente enriquecedores, em um primeiro momento egressos do curso de Ciências Biológicas (a Bióloga Nathália Nocchi e o Biólogo Luan Campos) contaram um pouco das suas vivências durante sua vida universitária e como a formação os levou a seguir a carreira que construíram. Em seguida, ocorreu uma roda de conversa durante o Ciclo de Palestras com a presença da Profa. Lara Sayão e do Prof. Américo Pastor com o tema “Reflexões sobre vivências durante a pandemia”. Ambos os momentos despertaram imenso interesse dos calouros e intensa discussão.

Finalmente na sexta-feira os estudantes responsáveis pela Atlética (Predadores Biologia) e pelo Centro Acadêmico de Biologia (CABio) realizaram um encontro on-line com bate-papo e atividades interativas. Dessa forma, foi encerrada a semana de Acolhimento aos calouros em Ciências Biológicas do NUPEM. Apesar da pandemia interromper os eventos presenciais na Universidade, esperamos que as atividades da semana de recepção de calouros tenham contribuído para passar as oportunidades que o Instituto de Biodiversidade Sustentabilidade NUPEM/UFRJ Macaé e a vida universitária têm para vos oferecem.

Texto: Profa. Dra. Flávia Borges Mury