V SIMPÓSIO DE PESQUISA DO NUPEM ABORDA A PLURALIDADE NA CIÊNCIA

Você está visualizando atualmente V SIMPÓSIO DE PESQUISA DO NUPEM ABORDA A PLURALIDADE NA CIÊNCIA
Discentes da graduação apresentando seus trabalhos

Nos dias 04 e 05 de outubro de 2023, aconteceu o V Simpósio de pesquisas do Instituto de Sustentabilidade Nupem-UFRJ. Esse ano, o tema do evento foi “Pluralidade para uma ciência de qualidade” e o instituto recebeu palestrantes, além de minicursos e apresentações orais de trabalho dos estudantes.

A solenidade de abertura contou com a presença da diretora geral do Nupem, Profª Cíntia Monteiro de Barros, e da diretora de adjunta de Pesquisa, Profª Lísia Gestinari, recebendo o Dr. Luís Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ e Superintendente da Diretoria Científica da FAPERJ.

O prof. Luis Cristóvão disse que “é um prazer participar do Simpósio de Pesquisa e representar a FAPERJ, pois esta tem a diretriz de apoiar eventos de unidades no interior do Estado do Rio que possam agregar, trazendo cientistas, discussões de temas regionais e sua inserção para todo o estado do Rio de Janeiro.

Após a solenidade de abertura, ocorreu a mesa redonda, mediada profª Cíntia Monteiro de Barros, com o tema: Interiorização da Ciência no Rio de Janeiro; com a participação dos professores João Ramos de Mello Neto, Pró-reitor de Pós-graduação da UFRJ; Luís Cristóvão Pôrto, FAPERJ; Maura da Cunha, Pró-reitora de Pós-Graduação da Universidade do Norte Fluminense (UENF) e Flaviá Picon, secretária adjunta de Ensino Superior de Macaé.

A diretora do Nupem, profª Cíntia Monteiro de Barros, disse acreditar que “o V Simpósio de Pesquisa do Nupem pode proporcionar colaborações científicas significativas, proporcionando a troca de saberes no Instituto. Além disso, participar do evento hoje, como Diretora Geral, me deixa muito orgulhosa já que o evento foi criado durante a minha gestão como Diretora de Pesquisa.”

No segundo dia de evento, foram apresentadas duas palestras: A primeira ministrada pela Engenheira Ambiental, Luciana Andrade, trouxe o tema: A incorporação dos princípios da ESG na pesquisa Científica; e a segunda palestra teve como tema: O que as mudanças climáticas têm a ver com o sumiço de minhocas das praias? apresentada pelo Dr. Paulo Paiva, professor do Instituto de Biologia da UFRJ.

Luciana Andrade agradeceu a oportunidade de participar do Simpósio de Pesquisas e disse que “os princípios trazidos na palestra poderão ajudar, tanto os professores, como os alunos a compreenderem as práticas que envolvem ambiente, a parte social e governança, que muitas vezes já são praticadas na instituição; incorporando-as na pesquisa científica”.

Segundo a profª Lísia Gestinari, diretora adjunta de Pesquisa, “O V Simpósio de Pesquisa do Nupem contou com a apresentação de mais de 100 trabalhos de graduação e pós-graduação, o que denota a importância do evento. Palestras com temas atuais e relevantes fomentaram discussões muito produtivas nos dois dias do evento.”

O público-alvo do Simpósio de Pesquisa do Nupem é composto por discentes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e gestores da administração pública. O evento é uma oportunidade de convívio e debates presenciais e este ano propôs reflexões sobre a ciência produzida nos centros de pesquisa do Brasil e como relaciona-se com os anseios de nossa sociedade.