V SEMANA DE BIOLOGIA TRAZ EVOLUÇÃO COMO TEMA

Você está visualizando atualmente V SEMANA DE BIOLOGIA TRAZ EVOLUÇÃO COMO TEMA
Joyce Rodrigues, prof. Fábio Di Dario, profa. Cíntia Monteiro e Wisnton Lopes, estudante de graduação

Entre os dias 11 e 15 de setembro de 2023, ocorreu a V Sembio, Semana de Biologia, no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – Nupem/UFRJ. O evento, que teve sua 1ª edição realizada em 2019, é totalmente idealizado e organizado pelos estudantes da graduação e o tema desta edição foi “Conexões no tempo: Explorando as ciências da vida e suas transformações”.

Segundo Bruna Vitti, uma das organizadoras do evento, a escolha desse tema foi feita através de enquetes nas redes sociais e o conceito “evolução” foi o que mais houve interessados. Quatro minicursos, uma oficina, workshop e outras 13 atividades entre palestras, rodas de conversa e mesas redondas foram as atividades desenvolvidas para o público participante, que contou com a presença de 106 inscritos, entre estudantes e público externo.

Auditório do Nupem recebeu diversas atividades

A mesa de abertura da Sembio contou com a participação da Profª Cíntia Monteiro de Barros e Prof. Fábio Di Dario, diretora e vice-diretor do Nupem, respectivamente; e da Joyce Rodrigues Melo, ex-diretora do Centro Acadêmico de Biologia e do DCE Mário Prata.

Profª Cíntia Monteiro ressaltou a importância deste evento ser organizado pelos estudantes e como a iniciativa reflete seus interesses e percepções da universidade. “O evento cresceu muito nos últimos cinco anos e é maravilhoso acompanhar esse desenvolvimento. Os nossos cursos de biologia receberam nota 5, são cursos de excelência e é importante que os estudantes aproveitem todas as oportunidades que a UFRJ pode oferecer”.

Parte da Comissão organizadora trabalhando na venda de produtos e credenciamento

Joyce Rodrigues disse que “a semana de biologia nasceu como um sonho dos estudantes de trazer esse tipo de evento para o interior, porque existem muitos no Fundão e aqui ainda não tínhamos. Enfrentamos muitas dificuldades, como a pandemia, mas é gratificante ver que a Sembio cresce a cada ano e desejo que continue sendo assim”.

Prof. Fábio Di Dário agradeceu o convite e enfatizou a importância deste evento ser idealizado pelos estudantes, agradeceu e parabenizou a organização.

Fotos: Wisnton Lopes