Foi aprovado, por unanimidade, na sessão especial do Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CONSUN-UFRJ) de 8 de julho de 2021 a criação do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.
O Campus UFRJ Macaé já tem uma excelente trajetória na prática da abordagem multidisciplinar e tem colhido excelentes experiências nos pilares basais da UFRJ: Ensino-Pesquisa-Extensão. A criação do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé consolida a interiorização do ensino público superior de excelência no interior do Estado do Rio de Janeiro.
O professor Francisco Esteves, um dos pioneiros da interiorização da UFRJ em Macaé e atual vice-diretor do NUPEM/UFRJ, ressaltou: “A proposta é robusta e tenho plena certeza de que este é um dos momentos mais importantes da UFRJ nessas últimas décadas. Não estamos criando uma confederação de institutos, estamos criando um Centro Multidisciplinar: o que há de mais moderno no momento para enfrentar os complexos desafios da sociedade”, destacou o Professor Francisco Esteves.
O Professor Francisco Esteves, representante dos professores titulares do Centro de Ciências da Saúde no CONSUNI/UFRJ, destacou o fato de a UFRJ-Macaé já conta com um considerável número de docentes e técnicos administrativos, não só altamente qualificados, mas também comprometidos com a interiorização do ensino público superior gratuito de qualidade. “Temos tudo para continuar a proporcionar à UFRJ uma atuação de grande relevância científica e social em Macaé e região”, ressaltou o Professor pioneiro da interiorização da UFRJ-Macaé.
A Decana do CCMN Professora Cássia Curan Turci ressaltou a felicidade por esse trabalho de mais de dez anos, parabenizou os docentes, técnicos administrativos e alunos que acreditaram na interiorização. Registrou sua felicidade e fez um agradecimento a todos que participaram do processo de interiorização da UFRJ.
O ex-vice-diretor do Campus UFRJ-Macaé e representante dos docentes do Campus Macaé no CONSUNI, Professor Dr. Leonardo Cinelli, agradeceu aos conselheiros do CONSUNI e a reitoria. Agradeceu ao Corpo Social da UFRJ Macaé e lembrou que a criação deste centro foi fruto de muitas reuniões dos docentes, técnicos e discentes de Macaé. Agradeceu a prefeitura de Macaé pela parceria com a UFRJ desde o início do projeto de interiorização em Macaé.
A magnífica Reitora Denise Pires destacou: “O sonho que se sonha junto se torna realidade. Que venham mais Campus para lutarmos por um Brasil mais justo e mais equânime. Esse Brasil só virá pela Educação. Parabéns a todos que acreditaram e trabalham pela interiorização do ensino público superior. Obrigado ao prefeito Welberth Rezende pela parceria.”
O Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé constitui-se dos seguintes órgãos suplementares, na categoria de Institutos Especializados:
1. Instituto Multidisciplinar de Química
2. Instituto de Ciências Farmacêuticas
3. Instituto de Alimentação e Nutrição
4. Instituto de Enfermagem
5. Instituto de Ciências Médicas
6. Instituto Politécnico
