SERVIDOR DO NUPEM É HOMENAGEADO PELA MARINHA BRASILEIRA

Você está visualizando atualmente SERVIDOR DO NUPEM É HOMENAGEADO PELA MARINHA BRASILEIRA

Em cerimônia realizada na cidade do Rio de Janeiro, na Ilha Fiscal, na última segunda-feira, dia 06 de novembro de 2023, o servidor João Marcelo Silva de Souza, Condutor Motorista Fluvial do Nupem/CCS, foi homenageado pela Marinha do Brasil com a importante Medalha Amigo da Marinha. Conforme consta no texto da honraria, o servidor João Marcelo recebeu a distinção por suas relevantes contribuições à sociedade brasileira.

O Corpo Social do NUPEM/CCS/UFRJ celebra o reconhecimento alcançado por João Marcelo com suas ações fundamentadas na ajuda ao próximo, especialmente àqueles que navegam no mar, pelas lagoas e rios do Norte Fluminense. A navegação segura sempre foi a preocupação do homenageado. João Marcelo nasceu em Farol de São Tomé (Campos dos Goytacazes), em uma família de pescadores. Ainda criança, aprendeu a arte de pescar, de usar racionalmente e de preservar os ecossistemas aquáticos do Norte Fluminense.

Em 1999, João Marcelo participou como aluno de uma das edições do curso de Educação Ambiental do NUPEM/UFRJ, direcionado aos pescadores de Macaé e região. Aquele encontro selou uma relação de parceria e comprometimento com a instituição na qual, anos mais tarde, João Marcelo veio a compor o quadro funcional, onde presta relevantes serviços na árdua missão de conduzir os pesquisadores e discentes de nosso instituto nas suas atividades de pesquisa, de ensino e de extensão no mar, nas lagoas, manguezais, rios e brejos.

Parabéns, João Marcelo, pela homenagem recebida da Marinha do Brasil, você é fonte de inspiração para seus colegas e discente e exemplo de conduta ética e pertencimento institucional, um orgulho não só para NUPEM, mas também para toda a UFRJ.