SEMANA DE ACOLHIMENTO PROMOVE DIVERSAS ATIVIDADES PARA ALUNOS INGRESSANTES

Você está visualizando atualmente SEMANA DE ACOLHIMENTO PROMOVE DIVERSAS ATIVIDADES PARA ALUNOS INGRESSANTES
Aula de Campo no Parque Jurubatiba com o Prof. Francisco Esteves

No mês de agosto de 2023, o instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem) recebeu 40 alunos ingressantes nos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas. Para dar as boas-vindas aos novos estudantes, foram organizadas diversas atividades durante a semana de acolhimento, que tem como objetivo apresentar o Nupem e sua estrutura aos alunos.

Dentre as atividades realizadas, ocorreu a aula inaugural com a palestra “Covid-19: O Nupem através da ciência em auxílio à sociedade” ministrada pela Diretora-Geral do Nupem, Cíntia Monteiro de Barros.

Aula inaugural com a Profª Cíntia Barros

Para Cíntia Barros “entrar em uma universidade pública, gratuita e de excelência, no ensino, na pesquisa e extensão, é uma oportunidade única para os jovens brasileiros. Apenas 18% dos jovens (18-24 anos) têm acesso ao ensino superior e dessa fração, apenas uma menor ainda tem acesso ao ensino público e de qualidade. Então, espero que esses jovens que estão ingressando na universidade pública saibam valorizar essa oportunidade e consigam ter, através do Nupem, uma carreira de sucesso, auxiliar suas famílias e retribuir tudo que a sociedade brasileira investiu neles.”

O professor Francisco Esteves também marcou presença à semana de acolhimento em dois momentos diferentes, com a palestra “Nupem – Uma fábrica de saberes e de futuros” e com a aula de campo no parque Jurubatiba.

O Prof. Francisco diz que “a celebração da chegada dos novos alunos da UFRJ, atualmente chamada de ‘Semana de Acolhimento’ é, indubitavelmente, um dos momentos mais sublimes para a universidade, pois representa sua renovação. Assim sendo, os docentes são figuras fundamentais para estar presentes em todos os momentos dessa semana. A chegada de novos alunos também significa a manutenção de uma instituição milenar, chamada universidade.”

A semana de acolhimento envolveu também a participação de alunos veteranos, recepcionando os calouros, e visita da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, PR7, esclarecendo sobre benefícios, atividades e demais direitos dos estudantes.

Apresentação do corpo docente no auditório do Nupem

O prof. Petter Entringer, Diretor Adjunto de Graduação, diz que “vemos este momento, a entrada de novos estudantes, como um dos mais importantes para a Universidade. Pois eles com seus sonhos, ideais e vontade de aprender são responsáveis por renová-la! Essa renovação é essencial para o dinamismo da universidade e sua missão de produzir e compartilhar conhecimento. Ficamos muito felizes com a chegada dos novos alunos da graduação em Ciências Biológicas!”