SEMANA DE ACOLHIMENTO MOSTRA A CALOUROS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO NUPEM

Você está visualizando atualmente SEMANA DE ACOLHIMENTO MOSTRA A CALOUROS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO NUPEM
Prof. Fábio Di Dário durante primeira atividade de acolhimento

No dia 3 de abril de 2023, tiveram início o calendário acadêmico e a Semana de Acolhimento 2023.1, com a recepção dos calouros dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas. São cerca de 30 ingressantes neste primeiro semestre.

A programação da Semana de Acolhimento iniciou-se com as boas-vindas, apresentadas pela Direção Geral e Coordenação de Cursos, que recebeu os estudantes no auditório. A Direção Geral do Nupem foi representada pelo Prof. Fábio Di Dário.

O objetivo da Semana de Acolhimento é proporcionar ao aluno um momento de aproximação com o corpo social do Nupem, principalmente nesse período de muitas inseguranças e incertezas, não só para os novos ingressantes, como para seus pais.

A minha filha é a primeira pessoa da nossa família a entrar em uma Universidade Federal e isso traz um misto de medo, alegria, felicidade e um orgulho imenso de saber que ela terá uma educação de qualidade”, disse Jorgelina de Jesus Ribeiro. Já a Filha, Maria Eduarda de Jesus Oliveira Silva, afirmou que se sente ansiosa com todas as possibilidades que a Universidade pode oferecer.

Grupo em frente ao Costão Rochosos da Praia dos Cavaleiros, com professores Luciano e Lísia

Já no dia 04, a atividade de recepção ocorreu no Costão Rochoso da Praia dos Cavaleiros, em frente ao 1º Posto de Salvamento. Além das descrições de características do local e das pesquisas realizadas, a cargo dos professores Luciano Fischer, Lísia Gestinari e Carlos Barbosa, cerca de 30 calouros fizeram um mutirão de limpeza de praia, coletando mais de 54 quilos de lixo que estavam sobre a vegetação de restinga, os quais foram trazidos para o NUPEM para classificação e triagem. Segundo o prof. Luciano, “em 30 minutos foram coletados mais de 17 quilos de garrafas de vidro na restinga“.

Mutirão de limpeza comprovou que restinga da praia dos Cavaleiros merece atenção especial

A programação prosseguiu com palestra da Profa. Dra. Carla Appollinário de Castro, intitulada “Mulheres em luta: estratégia de (r)existência na ciência”, proferida no dia 06 de abril, no auditório do Nupem, trazendo dados impactantes sobre a realidade feminina no mundo acadêmico. Como mostra o gráfico a seguir, professoras negras e pardas não compõem nem 5% dos docentes de pós-graduação.

No dia 12 de abril, as atividades tiveram início pela manhã, com a apresentação da Trilha da Ciência aos estudantes e, logo em seguida, aconteceu a palestra com o Prof. Francisco Esteves, no auditório do Nupem, na qual foi apresentada a estrutura da UFRJ e o surgimento do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade. No período da tarde, os alunos fizeram a primeira visita guiada ao Parque Nacional – PARNA – da Restinga de Jurubatiba, que tem papel fundamental durante toda formação dos futuros biólogos.

Prof. Francisco Esteves e monitores descrevendo peculiaridades do Parna da Restinga de Jurubatiba