No auditório do Nupem, o dia 21 de março foi dedicado a estudos sobre a dengue, com apresentação de pesquisa e seus resultados. Os temas foram abrangentes, indo do controle dos vetores causadores de doenças, até os diagnósticos.
A presença de diversos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Macaé também merece destaque. Além do secretário, Alexandre Cruz, estiveram presentes Luan Campos, Coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde; Keity Nocchi, chefe de laboratório e Elenica Sales, Gerente de Vigilância em Saúde.
Como podemos perceber na foto a seguir, professores, alunos, inclusive calouros, e pesquisadores prestigiaram o evento, lotando o auditório do Instituto. A primeira palestra ficou a cargo da profª Terezinha Castiñeira, falando sobre a Apresentação Clínica e Diagnóstico Diferencial, já que os sintomas da dengue podem ser confundidos com os de outras doenças. Dando continuidade ao assunto, o professor Rodrigo Brindeiro relacionou os Métodos de Confirmação Diagnóstica, refinando mais ainda o processo. E finalizando as palestras, o professor Pedro Langerblad explicou os parâmetros de Controle de vetor, Disseminação de Arboviroses e Ciência: Onde estamos hoje? atualizando com dados, temas como epidemiologia, orientações para o diagnóstico clínico e melhor forma de diagnóstico laboratorial para os profissionais de saúde e população.
Para a diretora geral do Nupem, “a dengue tem se constituído como uma endemia em Macaé e no Brasil. Em auxílio à Prefeitura Municipal de Macaé e aos cidadãos macaenses, o Nupem organizou este workshop para trazer excelentes pesquisadores sobre o tema, que pudessem transmitir aos profissionais de saúde e à população as novidades no tratamento e no diagnóstico da dengue, auxiliando, desta forma, o município nestas questões. Este é o papel central da universidade: produzir conhecimento em resposta às demandas sociais.”