Scartella cristata

sobre a obra

No meio da poça tem uma peixinha, tem uma peixinha no meio da poça. Scartella cristata é o nome dela. A poça, durante muito tempo, foi considerada por ela, como um castelo. Por isso, seu apelido – a princesa da poça. Mas, o que é ser princesa de uma poça? Poças não são lugares sujos? Neste caso não, pois ela mora nas poças dos costões rochosos, áreas que apresentam uma elevada biodiversidade marinha.

Conhecer a diversidade de vida dos costões rochosos é um passo importante para promover a sua proteção contra qualquer tipo de poluição, impactos e até mesmo impedir a extinção de espécies. Os costões rochosos são ecossistemas de transição entre o mar e o continente. Viver neste ambiente é uma tarefa extremamente difícil, pois o local para se fixar é compacto e sofre constantemente a pressão dos ventos e das ondas.

O livro Scartella cristata: a princesa da poça conta a aventura de uma peixinha que vive no costão rochoso de Rio das Ostras (RJ). Neste livro, a Scartella apresenta os seus amiguinhos e passa por uma grande aventura.  O livro foi escrito pela Maya Costa e Rafael Costa, filha e pai. Os dois criaram essa estória inspirados nos relatos científicos da pesquisadora Ana Petry, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ana Petry é uma pesquisadora muito dedicada e faz relatos poéticos sobre as suas descobertas. Foi escutando os seus relatos que os dois, partiram para criar esta aventura.

No meio do caminho encontraram uma jovem pesquisadora, bióloga em formação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, que sonha conectar o design com o que apreendeu na universidade:

Fico muito feliz em poder fazer parte dessa grande experiência artística de divulgação científica que foi a elaboração do Scartella cristata: a princesa da poça”. Desde o início sabíamos que o desafio seria enorme, pois todo o processo de criação e publicação de um livro não é brincadeira. Gostei muito de poder fazer uma ponte entre a biologia e o design nesse projeto. Quando falo que atuo nas duas áreas e é possível fazer isso de forma interdisciplinar, muita gente me pergunta como; uma das possibilidades está aí” (Beatriz Memória, designer e estudante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas).

Então, juntos, construíram as aventuras da Scartella nas poças do costão rochoso. Divirtam-se com este livro, pois ele foi feito com muito carinho.

Referência:

Andrade, Carlos Drummond de. Meio do Caminho, Revista de Antropofagia, SP, 1928.

Autores: Maya Costa; Rafael Nogueira Costa.

Ilustrações: Beatriz Memória

O SEu futuro começa aqui.

NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade