RIO MACAÉ É FOCO EM ATIVIDADES CIENTÍFICAS E EDUCACIONAIS

Você está visualizando atualmente RIO MACAÉ É FOCO EM ATIVIDADES CIENTÍFICAS E EDUCACIONAIS
DCIM

Nos dias 20 e 21 de setembro de 2022, o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ) irá sediar uma série de atividades em prol da conservação e manejo da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé.

O evento foi dividido em dois momentos: a parte da manhã será destinada para estudantes das escolas públicas, que irão percorrer uma trilha de experiências, com atividades descritas abaixo. Para participar, os docentes da educação básica precisarão preencher formulário neste link.

À tarde, ocorrerão palestras e debates para apresentar os rumos das pesquisas científicas com foco no manejo e na conservação da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, com diversos pesquisadores do Nupem.

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES

Nos dois dias, as manhãs serão destinadas às atividades educativas com crianças e adolescentes das escolas públicas da região. O objetivo será proporcionar a experimentação de métodos inovadores, que estimulem a participação, a criatividade, o gosto pela ciência e pelas expressões culturais. Todas as atividades foram desenvolvidas por estudantes e docentes dos Cursos de Geografia e de Ciências Biológicas da UFRJ.

As tardes serão momentos destinados ao debate e à criação de propostas de integração das pesquisas científicas destinadas à conservação e ao manejo da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé. O dia 20 de setembro contará com uma mesa redonda com os docentes/pesquisadores: Francisco de Assis Esteves (Nupem/UFRJ), Jader Lugon Junior (IF Fluminense), Maurício Mussi Molisani (Nupem/UFRJ), Monica Marçal (Instituto de Geografia/UFRJ) e Rafael Nogueira Costa (Nupem/UFRJ).

Finalizando o evento, o Instituto Nupem/UFRJ apresentará o projeto aprovado pela Faperj “O Rio Macaé como sujeito no (per)curso para potencializar inovações na educação”.

Apoio: Parque Tecnológico da UFRJ, PR5/UFRJ, FAPERJ e Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD/CNPq).