Você está visualizando atualmente Retorno gradual e seguro às aulas presenciais no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ

Foi com muita emoção e alegria que no dia 23 de novembro de 2021 o NUPEM/UFRJ retomou suas aulas presenciais no curso de graduação em Ciências Biológicas. Para este momento tão esperado, foi dedicado um imenso esforço pelos colegiados dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas que, juntamente ao GT-Pós-pandemia NUPEM e a Comissão de Segurança Biológica NUPEM, realizaram um detalhado planejamento sobre a utilização segura de todos os espaços didáticos de nosso Instituto.

O resultado permitiu o oferecimento de 31 disciplinas em caráter híbrido, incluindo atividades teóricas, práticas e de campo, no calendário letivo do segundo semestre de 2021. Todos os espaços de aula foram devidamente classificados quanto à sua capacidade máxima de ocupação, risco e exposição, seguindo protocolos e diretrizes da UFRJ.

A Professora Raquel Gestinari, coordenadora do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, destacou: “Neste cenário de retorno presencial das atividades didático-pedagógicas cabe ressaltar, primeiramente, que estamos imensamente felizes em poder reencontrar nossos alunos presencialmente. Desta forma, buscamos oferecer um retorno gradual e seguro para os nossos alunos e demais funcionários do NUPEM/UFRJ.”

“Até o momento, o retorno das aulas tem sido gratificante, principalmente pela troca em sala de aula depois de muito tempo longe. Tem sido um período de readaptação com alterações estruturais na sala de aula, além dos protocolos de biossegurança sendo realizados de maneira muito atenta e cuidadosa”, afirma Carolyne de Souza Faria, estudante do curso de Ciências biológicas da UFRJ.

Segundo o professor Carlos Barboza: “Foi um momento muito especial e aguardado por todos com muita expectativa. Passamos por um enorme trauma e ainda presenciamos um momento muito complicado, que exige permanente cuidado e cautela. A vivência na Universidade é uma das mais importantes épocas de nossas vidas e fundamental para formação de nossos alunos”.

Professor Carlos Barboza com alunos na aula presencial de Bioestatística.

Da mesma forma o professor José Roberto da Silva viveu grande emoção em seu retorno à sala de aula: “Gratificante demais ver os alunos circulando e procurando a sala de aula! Estou muito feliz com esse momento!”.

Professor José Roberto da Silva ministrando a aula de Bioquímica II

“Mesmo mantendo o distanciamento social, um dos elementos mais valiosos deste retorno ao ensino presencial está sendo a interação entre o professores e o alunos. É importante perceber os olhares e expressões dos alunos frente aos novos conhecimentos apresentados. As conversas também são muito mais fluidas e naturais nas aulas presenciais. É o ensino na sua melhor forma.” descreve o professor Luciano Fischer.

Aula de Oceanografia e Biologia Marinha com o professor Luciano Gomes Fischer
Nossos trabalhadores terceirizados preparando as salas de aula do NUPEM/UFRJ

A Direção do NUPEM/UFRJ parabeniza os esforços de todos os setores acadêmicos e administrativos envolvidos no retorno das aulas presenciais, com segurança e baseada em evidências científicas. Deve-se ressaltar que nosso Instituto vem trabalhando arduamente desde o início da Pandemia presencialmente nas atividades de pesquisa e estabelecimento novas tecnologias para o enfrentamento da Covid-19 a partir de grande dedicação do nosso corpo docente, discente, técnico administrativo e terceirizado.