ações encerradas

Pólen

Descrição: O Projeto Pólen foi executado pelo NUPEM/UFRJ, financiado pela Petrobras UN-BC e é uma medida mitigadora para o licenciamento ambiental de atividades de produção, tratamento e escoamento de petróleo dos campos de Marlim (navio P-47), Espadarte e área leste do campo de Marimbá (navio Espadarte), localizados na Bacia de Campos. O Ibama é o órgão responsável pela fiscalização das atividades do projeto. Os municípios envolvidos são Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.

Coordenação: Prof. Reinaldo Luiz Bozelli.

Ecolagoas

Descrição: Ao longo do desenvolvimento das pesquisas do projeto Ecolagoas (Estudos Ecológicos das Lagoas Costeiras do Norte Fluminense) percebeu-se que apenas a publicação de artigos científicos em revistas especializadas não seria a melhor forma de garantir a integridade ecológica dos ambientes do Norte Fluminense. Para tanto seria necessário difundir estes conhecimentos diretamente para a sociedade local. Assim o ECOLAGOAS, além das pesquisas ecológicas, vem ao longo de 10 anos mantendo com a população de Macaé e municípios adjacentes algumas atividades que permitem a divulgação de informações importantes geradas no campo da pesquisa científica. Estas atividades realizadas têm o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino na área de ciências, através do contato com ecossistemas do Complexo da Mata Atlântica existentes na região de Macaé. Esta iniciativa resultou na formação de uma nova linha de pesquisa no Laboratório de Limnologia que atua em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Macaé.

Coordenação: Prof. Francisco de Assis Esteves.

E-mail: festevesmacae.ufrj.br | festevesbiologia.ufrj.br

Guia Teórico-Prático de Técnicas Bioquímicas para a Análise Proteômica: Cromatografia, Eletroforese e Espectometria de Massas

Descrição: O projeto tem a intenção de produzir material didático multimídia (na forma de material impresso, CD e DVD) cujo conteúdo específico aborda técnicas bioquímicas para a análise proteômica como cromatografia, eletroforese e espectrometria de Massas e afins. Ter acesso por meio de uma literatura específica, bem como de material multimídia a vídeos, modelos virtuais e simulações de funcionamentos desses equipamentos e técnicas adotadas nesses procedimentos, hoje é quase exclusivo aos pesquisadores através dos manuais dos fabricantes. Essa dura realidade faz com que a popularização e disseminação do conhecimento relativo a Análise Proteômica torne-se dificultado fazendo de técnicas como a Espectrometria de Massas algo inatingível ou ao alcance de poucos.

Coordenador: Leonardo Gomes da Silva

E-mailcogumelo.rol@hotmail.com

Guias e Chaves de Identificação Ilustradas de Artrópodes Terrestres de Áreas Naturais e   Antrópicas da Região Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Descrição: O projeto pretende elaborar uma série de Guias de Campo e Chaves Dicotômicas de Identificação de artrópodes terrestres, com ênfase nos membros da Classe Arachnida, que habitam em áreas naturais e antrópicas da Região Norte Fluminense do estado de Rio de Janeiro. Ambos os produtos serão feitos de acordo com o nível do público alvo que abrange desde a comunidade local, os alunos de ensino médio e os alunos de graduação e serão disponibilizados de forma gratuita per meio de download na página de internet do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ). O projeto mistura objetivos extensionistas e de apoio a docência no ensino da Biologia no novo campus da UFRJ em Macaé procurando atingir o paradigma de indissociabilidade “ensino-pesquisa-extensão”. Os alunos envolvidos terão entre suas responsabilidades atividades de pesquisa, principalmente na área da zoologia e inventário da biodiversidade, atividades de ensino relacionadas à implementação das guias e chaves nas áreas protegidas, escolas e na universidade, e atividades de extensão trabalhando diretamente na rede de ensino médio de Macaé e com os visitantes das áreas protegidas. As diferentes guias de Campo visam apoiar as tarefas de educação ambiental realizadas pelo NUPEM e outros órgãos acadêmicos, governamentais e não governamentais em regiões naturais e antrópicas e escolas de ensino médio de Macaé e Região. Inicialmente serão alvo dos esforços, as áreas naturais protegidas do Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia, Macaé e escolas do mesmo município, além dos alunos inscritos na disciplina Zoologia III do curso de Licenciatura em Biologia que oferece a UFRJ em Macaé..

Coordenador: Abel Pérez González.

E-mail: abelpg@mn.ufrj.br

Apoio à Melhoria do ensino nas Escolas Públicas/RJ

 

Descrição: UNIVERSIDADE E ESCOLA: IMPLEMENTANDO UM LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR PARA A INTEGRAÇÃO DO ENSINO EM MACAÉ.

Resumo: O projeto Universidade e Escola: implementando um laboratório interdisciplinar para a integração do ensino em Macaé? (Universidade e Escola) visa a melhoria do Ensino de Ciências em Macaé e região, considerando as necessidades apontadas pela literatura a respeito do Ensino de Ciências, as características da escola pública em Macaé e os atuais objetivos educacionais brasileiros. Para isso ele atuará diretamente junto aos professores da rede pública de Macaé em três frentes: i) formação didática, visando a elucidação das concepções dos professores a respeito do papel da experimentação no Ensino de Ciências, discussão e análise crítica das diferentes concepções, e aprendizagem do modelo de laboratório didático; ii) formação técnica, na qual os professores serão capacitados com discussões e experimentos que abordam os principais conceitos de Biologia, Física e Química que transpassam o conteúdo dessas disciplinas ao longo da Educação Básica; e iii) estabelecimento da parceria Universidade e Escola visando a pesquisa em Ensino de Ciências e a divulgação científica. Com isso espera-se obter como resultado um corpo docente de educação básica crítico em educação, conhecedor do papel do laboratório didático e capaz de adaptar e construir experimentos didáticos nos parâmetros educacionais apontados pela literatura. Como forma de verificar o alcance dos resultados será realizada uma avaliação que se dará em duas instancias, a observação contínua dos professores em formação e a análise do trabalho final de cada unidade (Didática, Biologia, Física e Química) que se constituirá na construção ou na adaptação de roteiros tradicionais de experimentos de laboratório para as novas perspectivas estudadas..

Coordenador: Leonardo Gomes da Silva.

Email: cogumelo.rol@hotmail.com

Implantação de um Laboratório e Instrumentalização dos Professores de Ciências da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira Como Iniciativa para a Atuação Efetiva no Combate à Dengue no Município de Macaé e Região

Descrição: Este projeto é fruto de uma parceria entre pesquisadores do Grupo Temático em Biociências do Pólo UFRJ-Macaé. Apresenta como meta principal a implantação de infraestrutura básica para adequação dos professores da rede municipal de ensino a um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a dengue, contribuindo para a multiplicação do conhecimento. O A. aegypti foi erradicado de vários países do continente americano nas décadas de 1950 e 1960. No entanto, por falhas na vigilância epidemiológica e por mudanças sociais e ambientais propiciadas pela urbanização acelerada dessa época ocorreu a sua reintrodução na década de 70. As dificuldades de erradicar um mosquito domiciliado, que se multiplica nos vários recipientes que podem armazenar águas tem exigido um esforço substancial dos setores de saúde pública. Tal trabalho necessita ser articulado com outras políticas públicas, como a limpeza urbana, além de maior conscientização e mobilização social sobre as necessidades das comunidades manterem seu ambiente livre do mosquito. O foco será a implantação de um laboratório de aulas práticas. Após a realização da capacitação dos docentes acreditamos que os educandos da referida escola e comunidade envolvida terão às medidas eficazes no combate à dengue.

Coordenadora: Flávia Borges Mury.

E-mail: flaviamury@gmail.com

Universidade e Escola: implementando um laboratório multidisciplinar em Macaé

Descrição: Esse projeto visa a disponibilizar um laboratório multidisciplinar (Química, Física, Biologia) aos alunos de uma escola municipal de Macaé no intuito de, desde cedo, demonstrar a importância da interdisciplinaridade para a expansão do conhecimento..

Coordenador: Leonardo Gomes da Silva.

E-mail: cogumelo.rol@hotmail.com

Apoio EXTPESQ / FAPERJ.

Descrição: Levar ciência a população implica encontrar uma linguagem acessível, livre de jargões técnicos, sem perder de vista os conceitos. Promover extensão universitária está diretamente relacionado a este exercício. Não existem receitas ou fórmulas para isso. Existe sim a atuação direta com a sociedade e a adequação desta linguagem de acordo com as necessidades locais. Apresentamos a seguir uma proposta de ação interdisciplinar onde a Divulgação Científica e a Educação Ambiental se conectam e servem de articulação entre os campos científicos e o contexto social. As ações de DC e EA serão baseadas nos conhecimentos gerados a partir das pesquisas oriundas do programa III PELD Sítio-5: Restingas e Lagoas Costeiras do Norte Fluminense , recém aprovado pelo CNPq/MCT. O III PELD busca avaliar a influência das mudanças ambientais globais em ecossistemas costeiros, e as interferências antrópicas atuais e locais nesta relação, utilizando o PARNA da Restinga de Jurubatiba como modelo. Assim, enquanto as atividades de pesquisa do III PELD geram conhecimento científico, as atividades de extensão, principalmente de EA e de DC, propostas para o presente edital servem como veículo de difusão destas informações para a sociedade, esperando ser um agente integrador e mobilizador para melhorias sócio-ambientais. O objetivo principal deste projeto é promover a divulgação do conhecimento científico ecológico gerado pelos diferentes subprojetos envolvidos no III PELD junto ao público em geral. Diferentes atividades foram planejadas para que os dois eixos principais, EA e DC, alcancem o êxito máximo em seus resultados que serão avaliados quanto a sua efetiva melhoria na percepção e compreensão da população em relação às mudanças ambientais globais e do PARNA. Um espaço no NUPEM-UFRJ é também proposto, onde se estruturará as atividades UFRJ-Macaé que possuam cunho artístico e/ou que utilizem mídia como ferramenta para atividades de ensino, pesquisa e extensão..

Coordenadora: Christine Ruta.

E-mail: christineruta@gmail.com

PASSADOS, PRESENTE E FUTUROS DO NORTE FLUMINENSE / EXPANSÃO E MUSEALIZAÇÃO DO ESPAÇO CIÊNCIA – NUPEM/UFRJ

Descrição: No plano de trabalho deste projeto estão previstas três etapas: uma etapa inicial de pequenas obras de infraestrutura que adaptem e modernizem os espaços já presentes na arquitetura do NUPEM e do Espaço Ciência ao recebimento das instalações, exercício de atividades didáticas e exposições de curta duração focadas na popularização e divulgação de temas geocientíficos. A segunda etapa abrangerá a própria construção e montagem dos módulos expositivos que estenderão os limites museais do Espaço Ciência para além de suas dimensões atuais para representar-se por todo o NUPEM e mesmo seu entorno. A terceira conjugará a execução das atividades didáticas e mediáticas utilizando as novas instalações, os laboratórios e todo o espaço do NUPEM..

Coordenador: Francisco de Assis Esteves.

E-mail: festeves@globo.com

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NUPEM/UFRJ  – Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade