A profª Cintia Monteiro de Barros, diretora geral do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade CCS/UFRJ, participou no dia 23 de outubro, da solenidade de abertura da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com vereadora Leandra Lopes e o prefeito de Macaé, Welbert Rezende.
A profª Cintia esclareceu que “vivemos em Macaé, um lugar que tem no mar, nas lagoas, nos manguezais e na costa não apenas uma paisagem, mas parte da sua identidade, da sua história e da sua economia. Por isso, quando falamos de “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, falamos de algo que está bem perto de nós e, ao mesmo tempo nos conecta ao mundo. No NUPEM, acreditamos que ciência, educação e extensão devem se entrelaçar com a realidade local. Por isso, e’sta semana de atividades tem para nós uma importância especial. É uma oportunidade de aproximar a ciência da comunidade, de tornar visível o papel do Nupem frente à sociedade e de inspirar que cada estudante, cada cidadão, cada pesquisador como agente transformador contribuindo para a sustentabilidade planetária.”
Com uma participação recorde de 50 projetos de extensão, alocados em mais de 30 estandes, o Nupem mostrou sua intensa atuação em pesquisas voltadas para a sociedade macaense e seu entorno. Segundo a profª Celia Palmero, diretora adjunta de Extensão, “a sociedade nos ajuda a formar nossos alunos como cidadãos participativos, sempre aprendendo, a fim de proporcionar inovações para suas áreas de estudo que vão desde a divulgação científica à saúde humana, animal e ambiental.”



