PROJETO IURUKUÁ: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DE TARTARUGAS MARINHAS
APRESENTAÇÃO
Projeto de conservação e educação ambiental de tartarugas marinhas em Macaé e Rio das Ostras. O Projeto Iurukuá é uma iniciativa de um grupo de alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro que através da observação de registros frequentes de encalhe e da avistagem de tartarugas marinhas em Macaé e Rio das Ostras, observou a necessidade de ações específicas e urgentes que visem a conservação das espécies na região Norte Lago Fluminense.
Dentre os objetivos desse projeto, encontram-se questões a serem respondidas, tais como a diversidade local de tartarugas marinhas, a intensificação de interferências antrópicas e possíveis locais de desova na região.
Em conjunto com a conservação das tartarugas marinhas da região, o projeto propõe um trabalho de Educação Ambiental fundamental com propostas de ações que levem as comunidades envolvidas à conscientização da importância da preservação do meio ambiente de um modo geral e, também, da necessidade de informar e educar para que, através de ações dinâmicas e interativas com a população, possa haver uma necessária mudança de postura no relacionamento com a natureza.
Além da criação de ações educacionais, o desenvolvimento do projeto irá proporcionar a longo prazo um mapeamento da população de tartarugas marinhas, as ameças que as espécies sofrem e ações específicas para sua conservação .
Coordenador: Vinicius Albano Araujo
E-mail: viniciusalbano@ufrj.br
Tipo: Projeto
Material Produzido: Cartilha
o seu futuro começa aqui.
NUPEM/UFRJ –
Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade