Projeto do Nupem promove transformação em escolas de Macaé

No momento, você está visualizando Projeto do Nupem promove transformação em escolas de Macaé
Da esquerda para direita: Profa. Dra. Cintia Monteiro de Barros (Diretora do Instituto Nupem/UFRJ), Mário da Costa Meirelles Neto (Diretor da Escola Luiz Reid) e Rafael Augusto dos Santo (Diretor da Escola Estadual Jornalista Álvaro Bastos).

Modernização da infraestrutura fortalece ensino público e reduz desigualdades em regiões distintas do município

Foto: Cerimônia de encerramento do projeto realizada no Laboratório Integrado de Pesquisa em Educação, Imagem e Natureza (Imagina Lab).

Em uma iniciativa para reduzir disparidades tecnológicas na educação, o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – NUPEM/CCS/UFRJ, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), equipou duas escolas estaduais de Macaé com recursos tecnológicos essenciais. A ação integra o projeto “O Rio Macaé como sujeito no (per)curso para potencializar inovações na educação”, que combate os desafios educacionais em um município altamente impactado pela exploração de petróleo e gás, mas com poucos investimentos em infraestrutura escolar.

As escolas estaduais Jornalista Álvaro Bastos, Bairro Parque Aeroporto, e Luiz Reid, no centro de Macaé, receberam televisores, impressoras, projetores e computadores, recursos que viabilizarão metodologias ativas de ensino e inclusão digital para estudantes e docentes.

Impacto Além da Sala de Aula

Coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Nogueira Costa, o projeto alinhou pesquisa, extensão universitária e justiça socioambiental, seguindo as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRJ, que prioriza a integração entre universidade e sociedade.

Para Mário da Costa Meirelles Neto, diretor da Escola Luiz Reid, “a educação é e sempre será o melhor caminho para a transformação. Esses equipamentos chegam em um momento crucial para nossa comunidade escolar”.

Raízes na Justiça Socioambiental

Macaé, polo estratégico da indústria do petróleo, ainda enfrenta os impactos ambientais no Rio Macaé e a carência de retornos sociais da atividade econômica. O projeto da UFRJ buscou reverter parte dessa realidade, levando ciência e tecnologia para áreas prioritárias.

Como destaca Lívia Inácio da Silva Martins, professora bolsista do projeto: “esta iniciativa transformou não apenas a perspectiva dos estudantes, mas também a minha. A proximidade com a universidade reforçou a importância da ciência e do pensamento crítico”.

Legado para o futuro

Os novos equipamentos possibilitarão às escolas implementarem aulas interativas e projetos de pesquisa; discutir questões socioambientais locais e fortalecer a formação docente e discente. A iniciativa envolveu professores da UFRJ e promoveu a integração entre universidade e educação básica, com foco em metodologias ativas, inclusão digital e sustentabilidade.

Foto: Equipamentos para melhoria da infraestrutura tecnológica das escolas públicas, Escola Estadual Luiz Reid e Escola Estadual Jornalista Álvaro Bastos.

Cerimônia de encerramento do Projeto Melhoria das escolas da rede pública sediadas no RJ (FAPERJ):

https://youtu.be/qa1cxrtVgIo?si=ti0bHEU9PbZYF9Gh

Fonte do financiamento: Edital nº 45/2021 – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ