Prof. Francisco Esteves é homenageado em sessão do CONSUNI/UFRJ

Você está visualizando atualmente Prof. Francisco Esteves é homenageado em sessão do CONSUNI/UFRJ

Em um momento marcante para o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ, uma moção de agradecimento para o Prof. Francisco de Assis Esteves, vice-diretor do NUPEM/UFRJ, foi aprovada por unanimidade no CONSUNI de quinta-feira (23/09/21). Na ocasião, diversas homenagens foram feitas por colegas, pela reitora e pelo vice-reitor.

A magnífica reitora, Denise Pires de Carvalho, reforçou o comprometimento do Professor Francisco com a Universidade: “Nós agradecemos ao professor Francisco Esteves por ser um profissional da sua envergadura no nosso conselho universitário, trabalhando diuturnamente pelo melhor da Universidade Federal do Rio de Janeiro durante toda a sua trajetória acadêmica. Agradeço pela sua dedicação, não só pelo Conselho Universitário, mas à UFRJ. É um grande prazer, uma honra e um orgulho pra nós, que um profissional como o senhor continue acreditando que a universidade é o lugar do diálogo, o palco no qual nós temos que aprender a lidar com o contraditório, a ouvir o outro e não a silenciar aquelas vozes que são dissonantes”.

O vice-reitor, Carlos Frederico Leão Rocha, enfatizou a importância do professor Francisco Esteves: “Chico, você sabe da minha admiração por você como professor, pesquisador e extensionista. Você contribuiu muito nesse conselho e contribuiu demais para essa universidade. E quero deixar esse agradecimento aqui registrado, como mostra da admiração desta universidade pelo trabalho que você fez em Macaé. Muito obrigado, Chico!”

Em sua fala, o vice-diretor do NUPEM/UFRJ, destacou: “Hoje é a última sessão da qual eu faço parte. Primeiramente, gostaria de agradecer à magnífica reitora Profa. Denise Pires de Carvalho e ao vice-reitor, Prof. Carlos Frederico Leão Rocha, pela liberdade que me concederam durante todo o período que eu fui presidente da Comissão de Legislação e Normas (CLN), pelo exemplo de segurança na condução da nossa universidade. Isso é muitíssimo importante para quem está à frente de uma comissão do porte da CLN. Agradeço à reitora e ao vice-reitor pelo exemplo de dedicação à UFRJ. Isso dá muita segurança para nós, membros de comissões. A não interferência em nossas decisões é outro fato de grande relevância. Quando vêm à plenária, os pareceres têm algo em comum: são frutos de nossas decisões. Jamais a reitora ou o vice-reitor interferiram. Muitas vezes eu tive dúvidas e a reitora dizia apenas: veja o que é melhor para a UFRJ. E isso eu jamais vou esquecer”.

O Prof. Francisco Esteves também agradeceu ao Decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professor Luiz Eurico, aos professores titulares do CCS, e sobretudo à professora Sandra Azevedo, sua suplente, pela confiança e apoio durante o seu mandato.

Agradeceu também aos conselheiros do CONSUNI, especialmente aos membros da CLN pela confiança e apoio durante essa jornada. Aproveitou o momento para comunicar que o professor Fernando Rochinha é o novo presidente da CLN. O Prof. Francisco Esteves também não se esqueceu do secretário do CONSUNI, o servidor Ivan Idalvo, destacando que ele é um exemplo de cidadão brasileiro, um exemplo de servidor, um exemplo a ser seguido por todos nós.

Prof. Francisco Esteves comunicou que se despedia do CONSUNI desejando que este conselho atue sempre pautado nas suas discussões e decisões, no sentido de elevar a nossa UFRJ ao patamar máximo da excelência acadêmica e do compromisso com o desenvolvimento humano do povo brasileiro. Nesse contexto, ele citou o sociólogo e literata alemão, Heinrich Böll, laureado com o Prêmio Nobel da Literatura em 1972, e o reitor da Universidade de Colônia, universidade fundada em 1388, que dizia: “A matéria prima para uma instituição milenar como a universidade se renovar e assim se manter viva e indispensável à sociedade é ao diálogo/debate acadêmico. Segundo Heinrich Böll: “Diálogos e debates na academia são muito distintos daqueles debates realizados pelos clérigos, pelas corporações patronais e corporações sindicais. Prof. Francisco Esteves chamou a atenção para o fato de que, na década de 1970, o Sindicato dos Metalúrgicos tentava influenciar a universidade. Ele pontua que a influência de corporações nas universidades não é novidade: “Na idade média a igreja católica criou universidades e tentava impor suas gestões”.

O Prof. Francisco Esteves destacou ainda que não poderia deixar de citar um gênio brasileiro, o médico Maurício Rocha e Silva, que dizia: “a Universidade é o espaço da diversidade do pensar e do respeito às diversidades. Ao acolher a diversidade de pensar e o respeito a elas, a universidade se torna uma corporação de elevado senso de união”. Esse senso de união é o que o grande pesquisador francês da ciência na Idade Média, Jacques Le Goff, denominava de coesão universitária. Coesão Universitária é o que nós precisamos na nossa universidade.

Finalizando, o Prof. Francisco Esteves destacou: “Peço mais uma vez que o nosso CONSUNI tenha como meta a luta pela união. Isso é fundamental para enfrentarmos os desafios que estão diante de nós e aqueles que estão a caminho, desafios gigantescos e que exigirão muita união para vencermos”, finalizou.

A sessão do CONSUNI terminou com aplausos em homenagem ao Prof. Francisco Esteves.

Depois das homenagens prestadas seguiram-se os aplausos

Leia a moção de agradecimento homologada por unanimidade: