PRIMEIRA DIRETORA DO CAMPUS MACAÉ RECEBE TÍTULO DE PROFESSORA EMÉRITA

Você está visualizando atualmente PRIMEIRA DIRETORA DO CAMPUS MACAÉ RECEBE TÍTULO DE PROFESSORA EMÉRITA
Profª Glaucia Valente, coordenadora do LISS; Profª Cíntia Monteiro de Barros, diretora Nupem; profª Emérita, Antonieta Tyrrel, Prof. Luis Eurico Nasciutti, decano do CCS e profª Anaíze Borges, superintendente do CCS

Em solenidade no Salão Nobre do Fórum de Ciência e Cultura, no dia 12 de setembro, a profª Maria Antonieta Rubio Tyrrel recebeu o Título de Professora Emérita da UFRJ. Entre os diversos cargos ocupados na Universidade, a profª Tyrrell foi a primeira diretora nomeada para o Campus UFRJ Macaé pelo reitor à época, prof. Aloisio Teixeira, que batiza a Unidade que abriga seis órgãos suplementares no Centro Multidisciplinar – UFRJ Macaé.

Até escolha do local da solenidade foi uma deferência à docente com 32 anos de universidade. Onde hoje funciona o Fórum de Ciência de Cultura da UFRJ, com bela vista para a Baía de Guanabara, já foi o Internato do Curso de Enfermagem e primeiro local de moradia da Profª Antonieta no Brasil. Já graduada em Enfermagem, a docente iniciou sua carreira no Brasil graças a uma bolsa de mestrado do governo peruano.

A profª Tyrrell destacou que “as negociações para a vinda de novos cursos da UFRJ para Macaé, sempre com o apoio do prof. Francisco Esteves, diretor do Nupem à época, ocorreram em vários níveis, desde a aprovação no CONSUNI, sobre as Normas de Funcionamento dos campi fora da sede Macaé e Xerém, até as necessidades de negociação com as prefeituras desses municípios, principalmente as necessidades de infraestrutura e definição dos cursos a serem ofertados”.

Para a Diretora Geral do Nupem, profª Cíntia Monteiro de Barros, “a profª Tyrrel já faz parte da história da UFRJ em Macaé ao iniciar a institucionalização do Campus como diretora pró-tempore e, depois, no comando a Superintendência de Unidades Fora da Sede, nos proporcionando uma ligação direta com as pró-reitorias.”

Segundo a prof. Gláucia Valente, aluna da profª Tyrrell desde a graduação e hoje coordenadora do Laboratório Integral em Saúde e Sustentabilidade do NUPEM, “Tyrrell sempre foi uma docente com engajamento histórico, aposentada, que se distinguiu com ações relevantes e dedicação integral ao ensino, pesquisa ou extensão, além de em caráter altamente diferenciado, ter contribuído, e ainda contribui, com a Enfermagem Nacional e Internacional.”