Primeira Colação de Grau presencial desde o início da pandemia gera muita emoção.

No momento, você está visualizando Primeira Colação de Grau presencial desde o início da pandemia gera muita emoção.

No dia 31 de março de 2022 ocorreu mais um passo importante para consolidar o retorno presencial: a primeira colação de grau presencial desde o início da pandemia.

Cercada de muita emoção, a cerimônia foi conduzida pela mestre de cerimonias prof. Tatiana Konno. Estavam presentes o diretor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ, prof. Rodrigo Nunes da Fonseca, a coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, profª Flávia Mury , e o coordenador do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, o prof. Marcos Paulo Figueiredo de Barros.

Segundo a profª Flávia Mury: “Apesar dos imprevistos que ocorreram, da correria de última hora, tudo ocorreu de forma ideal! E, dessa forma, posso dizer que foi com imensa alegria e que, em nome da coordenação do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, celebramos a linda data que ora se inicia em suas vidas!
Foi uma ocasião para celebrar e agradecer. Celebrar o dom da vida e agradecer pela oportunidade de terem podido estudar em uma instituição renomada do nosso país. Durante estes, quase 5 anos, que estes estudantes estiveram pela universidade, enfrentaram momentos bons e ruins, venceram o período da pandemia e neste dia foi possível celebrarmos, de forma presencial, a formatura deles. Foi extremamente gratificante vê-los formando.
Mas gostaria de destacar que este momento não é apenas uma formatura, ou um instante de despedida ou o encerramento de uma missão. Na verdade, é o começo de novas responsabilidades e que este diploma que receberam possa permitir um futuro de muito sucesso.”

A Direção do NUPEM-UFRJ parabenizou todo corpo social responsável pela formação de alunos socialmente responsáveis, éticos e com grande comprometimento, em particular os professores e os técnicos administrativos em educação. O Diretor convidou todos os formandos a retornarem ao NUPEM/UFRJ seja como pós-graduandos, como professores de escolas em visitas ao Instituto ou como colaboradores em projetos científicos e educacionais importantes para a sociedade de Macaé e região.

O biólogo recém-formado Fabrício Luna disse: “Fazer parte da UFRJ é muito grandioso, mas fazer parte do NUPEM – UFRJ, ganha uma proporção sentimental ainda maior. Ao longo desses 5 anos de graduação, pude me desenvolver não somente profissionalmente, mas também tive um grande desenvolvimento pessoal, e isso, por todo acolhimento que os alunos encontram quando se tornam parte do NUPEM. Aqui, encontramos um contato e aproximação muito grande não somente entre os alunos, mas também com os professores, que além de se dedicarem em nos ensinar sobre as matérias, nos ensinam tanto sobre a vida a partir de suas experiências de vida. Entre tantos ensinamentos que tive, nunca vou esquecer uma frase que a professora Cíntia Monteiro Barros me disse uma vez “Não se desespere correndo contra o tempo, mas esteja sempre preparado, pois nunca saberemos qual será a oportunidade que mudará nossa vida”. Dessa forma, participar de primeira colação de grau presencial em meio a essa pandemia que se estende por tanto tempo, é tão grandioso e emocionante não apenas por marcar o fim desse ciclo tão significativo, mas também significa esperança de que tudo está voltando ao normal novamente e que podemos lembrar de sonhar em um futuro com muitas possibilidades e oportunidades.”

Formandos do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas:

BRUNA RODRIGUES QUEIROZ DE ARAUJO
PAULA LULA MELO
FABRÍCIO LUNA SAMPAIO SILVA

Formandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas:

ANA LIS CARDIM DE SIQUEIRA BORGES TEIXEIRA
BIANCA RODRIGUES MACHADO
ISABELLE DE ALBUQUERQUE DAMASCENO
JULIA SILVA DA CRUZ
LEANDRO BARBOSA SCHUVARTZ ROCHA
LETÍCIA LACERDA FIGUEIRA DE OLIVEIRA
MAYARA CASTIÇAL GUIMARÃES
THAINÁ MANDUCA BAPTISTA DOS SANTOS