Você está visualizando atualmente Prefeitura de Macaé e UFRJ fortalecem parceria para desenvolver ensino e pesquisas
Reunião do Governo com a UFRJ para firmar parcerias, Cidade Universitária. Macaé/RJ. Foto: Moisés Bruno

Representantes da Prefeitura de Macaé e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) participaram, nesta quinta-feira (16), de encontro para fortalecer a parceria entre o governo municipal e a instituição. O secretário da Casa Civil, Luciano Diniz, destacou que a ideia é resgatar essa interlocução para o desenvolvimento de projetos de estrutura física e pesquisas.

“Vamos criar uma agenda mensal entre a prefeitura e a academia, convidando outras universidades também, para fortalecermos relações, como a que já acontece com os estudantes de Medicina. O intuito é também desenvolver projetos urbanísticos com apoio dos estudantes de Engenharia e Ambiente”, frisou o secretário.

O professor Irnark Marcelo Barbosa, decano do Centro Multidisciplinar da UFRJ, falou sobre a importância da parceria. “Temos uma parceria de longa data e a criação de um grupo de trabalho com a UFRJ e outras universidades será importante para desenvolvermos ensino e pesquisa com a sociedade”, disse Irnark.

Para a secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, a integração das instituições de ensino superior tem a potência de transformar Macaé e região. “Essa interlocução entre pesquisadores e governo municipal é fundamental para revertermos em benefícios para a comunidade”, ressaltou.

Participaram do encontro o secretário da Casa Civil, Luciano Diniz; a secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon; o decano e vice-decano do Centro Multidisciplinar da UFRJ, Irnark Marcelo Barbosa e Carlos Eduardo Silva; o professor da UFRJ, Joelson Rodrigues; o diretor do NUPEM/UFRJ, Rodrigo Nunes da Fonseca e o professor do NUPEM/UFRJ, Francisco Esteves.

Fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/prefeitura-e-ufrj-fortalecem-parceria-para-desenvolver-ensino-e-pesquisas

Saiba a opinião do diretor e do vice-diretor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ:

Segundo o diretor do NUPEM/UFRJ o Prof. Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca: “A integração entre o conhecimento acadêmico e o poder publico municipal é fundamental para a consolidação da cidade de Macaé como a cidade do conhecimento, inovação e geração do conhecimento. Dezenas de professores e TAEs do NUPEM/UFRJ e centenas de alunos estão a postos para trabalharem em prol da sociedade de Macaé.”

O Vice-diretor do NUPEM/UFRJ, Prof. Dr. Francisco Esteves, destacou:

“Essa reunião foi um marco histórico muito importante, onde a prefeitura de Macaé, com a UFRJ, estabeleceram pontos e metas muito importantes para que em parceria possamos construir uma estrada sólida, robusta, que nos leve a construção de uma sociedade com mais equidade social, econômica e sobretudo com maior preservação ambiental.

Para que possamos alcançar essas metas, temos que estar juntos, unidos. Macaé está começando a entender, em caráter definitivo, que no seu solo já se encontra a maior universidade pública do país, que detém cursos e pesquisas em todas as áreas do conhecimento e pode contribuir em muito para que o município busque novas alternativas econômicas além do petróleo e gás.

Neste sentido, os pontos pactuados estabelecerão rumos distintos para Macaé, que construirá com certeza um futuro melhor para todos os macaenses.