PESQUISADORES DO NUPEM VISITAM A RPPN ALTO DA FIGUEIRA

Você está visualizando atualmente PESQUISADORES DO NUPEM VISITAM A RPPN ALTO DA FIGUEIRA
Um belo exemplo de estrutura de pesquisa encontrado na RPPN Araçá

Localizada em Lumiar, município de Nova Friburgo – RJ, a RPPN Alto da Figueira recebeu a visita de pesquisadores do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, no dia 13 de março, visando parcerias com finalidade científica, além de educação ambiental e projetos de extensão.Em plena época de mudanças climáticas e perda vertiginosa de ambientes naturais e suas espécies nativas, cada pedaço de floresta preservada ganha uma enorme importância para nosso futuro. É portanto dentro de um contexto ambiental e científico que surge o Projeto Araçá: Atlantic Forest Research and Conservation Alliance. O Projeto, desenvolvido na RPPN Alto da Figueira, surge por iniciativa da Fundação Antonelli (fundação sem fins lucrativos) e tem como objetivo não somente a proteção da Mata Atlântica, mas também a pesquisa e a educação ambiental como formas de subsidiar a conservação e o manejo das florestas.

O potencial que a RPPN possui para estudos em ecologia e conservação da Mata Atlântica, sobretudo em pesquisas de longa duração, foi avaliado pelos docentes Rodrigo Lemes, Pedro Hollanda e Alexandre Azevedo, acompanhados dos alunos de pós-graduação Jorge Gabriel Genovez (mestrado) e Renata Mello (doutorado). O local está em vias de finalizar obras em infraestrutura para recebimento de pesquisadores e visitantes, com disponibilidade de dormitórios, laboratórios, entre outros.

Segundo o prof. Pedro Hollanda, “além da oportunidade de muitas frentes de pesquisa, a RPPN oferece um campo riquíssimo para a educação ambiental e extensão universitária. Problemas contemporâneos da maior importância, como as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade, podem ser facilmente abordados na área, com toda a sua infraestrutura e excelente localização”.

Para o Professor Rodrigo Lemes, “as perspectivas de avanço na construção de projetos conjuntos sobre ecossistemas florestais são animadoras. As condições de pesquisa e realização de projetos integrados, em diferentes escalas, espaciais, altitudinais e estratos florestais são incríveis!”.

O Dr. Alexandre Antonelli, presidente da Fundação Antonelli de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade e líder científico do projeto ARAÇÁ, é favorável a construção de parcerias. “Estamos muito contentes pelo interesse do NUPEM em desenvolvermos projetos em conjunto. Compartilhamos de forma integral os objetivos do Instituto, e acreditamos que há grande potencial em colaborações científicas, educacionais, de conservação e restauração para o benefício de comunidades da região e o estudo e preservação da alta biodiversidade da Mata Atlântica.”

Mais informações sobre o Projeto Araçá e sobre a RPPN estão disponíveis nos links abaixo: