PESQUISADORES DO NUPEM PROMOVEM O I WORKSHOP EM REGENERAÇÃO

Você está visualizando atualmente PESQUISADORES DO NUPEM PROMOVEM O I WORKSHOP EM REGENERAÇÃO
Em pé: Murilo Costa, Taynan Portal, Thuany Nogueira, Taiane Barreto e Letícia Novena. Sentados: Hellade Lopes, Diovana Gerin, Amanda Fernandes e Juan Merino, alunos participantes da comissão organizadora

Nos dias 16 e 17 de maio de 2023, foi realizado “O REGENERA: Workshop em Regeneração”, idealizado durante o Simpósio de Pesquisa do Nupem, em 2022, pelo grupo de pesquisa Neuroimuno Comparada. Após consultarem sua orientadora e diretora geral do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, a Profa. Dra. Cíntia Monteiro de Barros, os pesquisadores foram encorajados a submeter um projeto para a Sociedade Brasileira de Fisiologia, que estava com um edital aberto para apoio a eventos e foram contemplados.

O nome REGENERA foi escolhido devido à natureza das pesquisas, que estudam animais invertebrados que possuem capacidade de regeneração diversificada. Há alguns anos, os pesquisadores vêm tentando desvendar os mecanismos e moléculas envolvidas nesse processo, com abordagens in vivo e in vitro e cultura de células.

Segundo Thuany Nogueira e Taynan Portal, “o nome oficial do evento seria “Workshop em Regeneração: da célula ao organismo”. Porém, em reunião da comissão organizadora, pensamos em um nome que chamaria mais atenção e deixaria uma marca, surgindo, assim, o “REGENERA: Workshop em Regeneração.” A profa. Cíntia acredita que evento irá proporcionar “um incremento não só nas pesquisas com regeneração neurológicas relacionadas às ascídias, mas de todos os tipos de pesquisas que envolvam regeneração, seja ela de membros, tecidos ou órgãos, haja vista que pesquisadores de renome participaram do evento, os quais trabalham com várias linhas relacionadas à utilização de células em processo de regeneração, na confecção de matrizes relacionadas à regeneração e inclusive nano-partículas, que podem ser utilizadas”. Ela relata ainda que vários alunos a procuraram para dizer o quanto o evento foi importante para seus estudos e outros agora passaram a se interessar pela temática.

Plateia acompanhando as palestras do evento

O Prof. Sérgio Seabra, palestrante do evento e professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense disse que “o evento está de parabéns. A nossa área, a Medicina Regenerativa, é muito nova no Brasil e é importante divulgarmos todos os resultados que estão sendo desenvolvidos. Gostei muito das palestras, principalmente a da profª Cíntia e a do profº Adalberto, que foram fantásticas. Vocês estão de parabéns e eu acho que este evento deve continuar, já que foi muito importante e marcante para a nossa região”. Entre os diversos assuntos abordados, merecem destaque as palestras do prof. Emérito Adalberto Vieyra, que abordou as “Terapias acelulares em modelos de lesão renal aguda e crônica”; e ainda a fala da Profª Titular Débora Foguel sobre “Doenças neurodegenerativas e fatores neurotróficos.”

O evento contou com a participação de 59 inscritos e os alunos da Comissão Organizadora foram responsáveis pela seleção dos palestrantes, supervisionados pela Profa. Cíntia Barros, e apoio financeiro da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFIS).

A Comissão Organizadora do evento foi composta pela Dra. Cíntia Monteiro de Barros, como coordenadora e professores doutores Flávia Mury e Rodrigo Nunes, como colaboradores. Além deles, os doutorandos Amanda Fernandes, Diovana Gerin, Juan Merino, Taiane Barreto, Taynan Portal e Thuany Nogueira; e os mestrandos Hellade Lopes, Letícia Novena e Murilo Costa.

O evento foi uma oportunidade para os participantes compartilharem conhecimentos e pesquisas sobre regeneração. Com a participação ativa da comissão organizadora, palestrantes selecionados e inscritos interessados na temática, o REGENERA foi um marco importante e contribuiu para o avanço do conhecimento nesse campo.

Fotos: Taynan Portal