O avanço do mar sobre o bairro Fronteira, na zona norte de Macaé, foi objeto de estudo de pesquisadores do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade e do Instituto Politécnico – Centro Multidisciplinar UFRJ Macaé, com o objetivo de auxiliar a Prefeitura de Macaé na solução do problema socioambiental.
Neste primeiro momento, foi realizada uma análise para ações de curto e médio prazo, que envolve a remoção dos moradores das áreas mais afetadas e intervenções mais urgentes que contenham as ondas em momentos de maré alta.
A apresentação do relatório gerado após os estudos ocorreu no dia 15 de agosto, no Auditório do Centro Integrado de Assistência à Saúde (CIAS), logo após a interdição de 30 imóveis no bairro e a constatação que a erosão já chegou à pista de rolagem da RJ-106.
Segundo o presidente da comissão representativa do NUPEM, prof. Rodrigo Lemes, “o trabalho, desde a fase preliminar, será muito abrangente. Contamos com especialistas, tanto no campo ambiental – Engenharia Oceânica, Arquitetura e Urbanismo, Gestão de Praias, Engenharia Ambiental e Saneamento, Ciências Ambientais e Conservação, Ecologia, Geografia, Ecologia dos Ecossistemas Costeiros – como no acolhimento dos moradores atingidos, experts em Crises e Desastres Naturais, Limnologia e Psicologia Social, Defesa Civil e Habitação Social.”
Você encontra o Relatório Perspectivas para o Controle da Erosão Costeira no Bairro da Fronteira na íntegra Clicando Aqui