PESQUISA PARA ESCOLHA DE NOVO REITOR MOVIMENTA CAMPUS MACAÉ

Você está visualizando atualmente PESQUISA PARA ESCOLHA DE NOVO REITOR MOVIMENTA CAMPUS MACAÉ
Candidatos à Reitoria - 2023/27 - Vantuil Pereira, Katya Gualter, Roberto Medronho e Cássia Turci | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

O dia 12 abril, quarta-feira, foi repleto de política universitária nas unidades de Macaé. Ao meio-dia, ocorreu a apresentação da chapa Redesenhando a UFRJ, no auditório do Nupem. E às 15h, no auditório do bloco B da Cidade Universidade, aconteceu o debate entre os candidatos e suas vices: Roberto Medronho e Cassia Turci; e Vantuil Pereira e Katya Gualter, respectivamente.

Prof. Vantuil e Profa. Katya apresentaram suas propostas no auditório do Nupem | Foto: Nathana Reis

O Prof. Vantuil destacou que a proposta da chapa 20, “Redesenhando a UFRJ”, está baseada em três pilares principais: diversidade, democracia e autonomia. Já a Profa. Katya frisou que, com a possibilidade de um segundo REUNI, o foco deverá ser em novos cursos e em melhorar a infraestrutura já criada. A apresentação da Chapa 10, “UFRJ para Todos”, ocorreu no dia 28 de março.

Debate Macaé – Pesquisa para Reitor da UFRJ 2023 | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Já o debate entre as chapas foi iniciado pelo prof. Eduardo Machi, representante dos docentes na Comissão Coordenadora da Pesquisa. Ele explicou que o encontro entre os candidatos seria dividido em quatro blocos: apresentação das chapas; respostas para quatro temas sorteados, entre 14 pré-definidos; respostas para duas perguntas de cada segmento do corpo social – docentes, técnicos e alunos; e uma pergunta de cada chapa para a concorrente. Ao término, as considerações finais de ambas.

A prof. Katya propõe a criação de plenárias permanentes, para que os problemas da UFRJ sejam solucionados da forma participativa. Já para Vantuil é necessária a nomeação de pró-reitor de unidade fora da sede para que ocorra uma efetiva integração entre todos os campi. Segundo o prof. Roberto Medronho, as palavras chave de sua administração serão autonomia e inclusão inovadora, com um eixo específico para Macaé. A profª Cássia Turci defende a retomada dos investimentos em infraestrutura, ante o abandono dos últimos anos; e o incentivo ao acolhimento de todo o corpo social da UFRJ, com especial atenção aos terceirizados.

A consulta à comunidade não pode ser denominada eleição, porque reitores das Universidade Federais são de livre nomeação do presidente da República, podendo ou não acatar o escolhido pela comunidade acadêmica.