Pesquisa e Extensão encontram-se no Mestrado Profissional PPG-Proasd da UFRJ

Você está visualizando atualmente Pesquisa e Extensão encontram-se no Mestrado Profissional PPG-Proasd da UFRJ
Este é um projeto de longa duração, com destaque para sua escolinha de futebol.

Ao se deparar com um prato de comida, muitas vezes o consumidor comum não reflete o papel dos agricultores em cada parte do alimento no seu prato. Existe a preocupação com o preço dos alimentos e com a contaminação por agrotóxicos, mas para por aí na maioria das vezes. Mas há muita técnica e esforço por trás dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares, incluindo aí a utilização de fertilizantes de base biológica e sustentáveis, os bioinsumos. O Sítio Ventania, localizado no Sana (Macaé, RJ), possui o sistema de produção orgânica e faz a comercialização na região. Dentre os produtores rurais, estão a aluna do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do NUPEM/UFRJ e agricultora Victoria Machado e o assistente social e agricultor Pedro Gabriel. Uma estufa dessa área de produção certificada foi disponibilizada pelos produtores para o experimento em cultivo protegido de tomateiros tipo italianos em conjunto com a UFRJ. As visitas recorrentes na área de produção têm sido realizadas pela estudante de graduação em Ciências Biológicas Bárbara Morim Gomes, pela mestranda PPG-ProASD Aline Lemos Ferreira e pelo pesquisador do instituto NUPEM/UFRJ, Daniel Zandonadi. A pesquisa é desenvolvida com o intuito de estudar as mudanças prováveis da fisiologia das plantas de tomateiro em resposta aos tratamentos com bioinsumos. Assim espera-se ser possível compreender como os insumos orgânicos alteram ou não a produção vegetal.

Texto: Aline Lemos – aluna de mestrado PPG-ProASD

Cultivo Protegido de tomateiro em Sistema Orgânico de Produção.
Colheita de tomateiro em Sistema Orgânico de Produção.