Equipe da Pró-Reitoria de Pessoal – PR-4 – reuniu-se com docentes e técnicos do Nupem para divulgar a instalação da Superintendência de Atenção à Saúde do Trabalhador – SUPERAST – em Macaé. O setor ficará responsável pelas perícias médicas dos servidores, acabando com a necessidade de viajar até à Ilha do Fundão para oficializar o afastamento para tratamento de saúde. Além disso, foi confirmada a vinda da equipe de peritos, entre os dias 22 e 25 de maio, que avaliará antigos e novos processos de insalubridade, periculosidade e radiação ionizante.
A pró-reitora de Pessoal, Maria Tereza Ramos, além de Karla Simas e Silvia Jardim, coordenadoras de Gestão de Pessoal e Políticas de Saúde do Trabalhador, respectivamente, aproveitaram o encontro para dirimir diversas dúvidas, principalmente sobre questões do adicional de insalubridade. O trabalho dos peritos só não avaliará a exposição a agentes químicos, por falta de equipamentos adequados.
Já para a Atenção Psicossocial, os servidores têm agora endereço de e-mail para solicitar atendimento: acolhimentosaps@pr4.ufrj.br. Já para os gestores, foi disponibilizada a conta acolhimentosaps_gestores@pr4.ufrj.br, para encaminhamento e elucidação de dúvidas antes de tomadas de decisão.
Segundo a diretora da SUPERAST Macaé, a psicóloga Silvia Carvalho, “o agendamento das perícias continua com o mesmo procedimento. A diferença é que agora elas serão encaminhadas para o perito daqui. Caso algum servidor de Macaé tenha sua perícia marcada na Superast Rio, pode nos enviar um ticket através do link: https://atendimento.pessoal.ufrj.br/ e realizaremos o reagendamento. Nos casos em que se fizer necessária uma junta médica, por enquanto, estas perícias ainda serão realizadas no Rio. Estamos ajustando essas rotinas e esperamos oferecer um serviço ajustado à realidade de Macaé. ” A equipe é composta ainda pelo médico do Trabalho Denis Ruas e a enfermeira Rosângela Nascimento.