Você está visualizando atualmente Parceria entre NUPEM e Prefeitura viabilizará pesquisas de vigilância genômica do SARS-CoV-2

O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM-UFRJ) concluiu, em janeiro de 2021, a primeira fase do projeto “Laboratório de Campanha para Testagem e Pesquisa da COVID-19”, com mais 15 mil testes de PCR em tempo real (RT-qPCR) realizados na população macaense.

Para viabilizar este projeto o NUPEM/UFRJ agregou instituições públicas, privadas e diversos atores da sociedade civil. De grande importância foram as doações de pessoas físicas e jurídicas e destinações viabilizadas pelo Ministério Público do Trabalho para um fundo especialmente criado pela Fundação COPPETEC/UFRJ para este fim. Participaram da realização de testes professores/pesquisadores voluntários e alunos bolsistas da instituição, para os quais a Direção do Instituto presta suas mais sinceras homenagens e deferências.

Bolsista trabalhando na realização do diagnóstico sorológico da COVID 19
Bolsista trabalhando na realização do diagnóstico sorológico da COVID-19.

Os pesquisadores do NUPEM/UFRJ investigaram e validaram também os testes de antígenos, que têm sido utilizados pela Prefeitura de Macaé na identificação de indivíduos positivos para COVID-19 no seu Centro de Triagem. Estes testes detectam proteínas do vírus com resultados em 15 minutos e com alta sensibilidade e especificidade, além disso, possuindo baixo custo. Estudos de grande relevância sobre as linhagens circulantes do vírus SARS-CoV-2 também tem sido desenvolvidos pelos pesquisadores do NUPEM/UFRJ. Através de pesquisa sobre vigilância genômica já foi possivel em outubro de 2020 identificar quatro linhagens em circulação do vírus SARS-CoV-2 em Macaé, resultado que foi divulgado à sociedade científica e macaense, oportunidade na qual foi chamada à atenção para uma possível segunda onda de contaminações de COVID-19 na cidade, fato que, infelizmente, se concretizou.

Diante do cenário preocupante apontando pelas pesquisas genômicas realizadas pela equipe do NUPEM/UFRJ foi proposto pelos gestores da universidade, em novembro de 2020, à prefeitura um segundo convênio, com o objetivo de realizar pesquisas visando o monitoramento da eficácia da (s) vacina (s) utilizada (s) na imunização da população e sobre a vigilância genômica para avaliar novas variantes do vírus. Para viabilizar este novo convênio foram solicitadas bolsas para os alunos participantes da pesquisa, investimentos em reagentes necessários para pesquisas e testes, bem como a celeridade das adequações do novo laboratório de diagnóstico molecular avançado, que já fazia parte do escopo do primeiro convênio celebrado com a Prefeitura Municipal de Macaé. Nas negociações com a Prefeitura Municipal de Macaé o Instituto NUPEM propunha realizar o diagnóstico RT-PCR somente em situações específicas a título de pesquisa. O objetivo da proposta é gerar conhecimentos científicos para subsidiar decisões estratégicas da gestão pública municipal. Mais recentemente, em março, a Secretaria de Saúde de Macaé sinalizou positivamente para que o novo convênio contemplando a vigilância genômica seja realizado.

Assim, o NUPEM/UFRJ com um histórico de 27 anos de interações extremamente profícuas com a Prefeitura Municipal de Macaé continuará ao lado da população e do poder público macaense, especialmente neste momento em que o conhecimento científico se constitui em um dos elementos essenciais para o enfrentamento desta pandemia.

Recepção das amostras para diagnóstico da COVID 19 no laboratório
Recepção das amostras para diagnóstico da COVID-19 no laboratório.