O Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento lança o edital de seleção para alunos (turma 2021)

  • Post author:
O Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento lança o edital de seleção para alunos (turma 2021)

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PPG-ProASD), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo 2021, visando o ingresso de aluno/as ao curso de Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento. O PPG-ProASD está inserido na área de Ciências Ambientais da CAPES e se estrutura em torno de três linhas de atuação, a saber:

São 28 vagas que devem ser preenchidas entre as linhas de pesquisa:

• Abordagens inovadoras para o ensino de Ciências Ambientais

• Inovação em processos aplicados à Saúde

• Técnicas aplicadas ao Desenvolvimento Socioambiental

Para a inscrição no processo seletivo, o candidato já deve ter um projeto de dissertação e o aceite de um orientador. Por isso entrem em contato com o possível orientador (lista de orientadores no site https://ppgproasd.macae.ufrj.br/index.php/docentes).

A aluno do Mestrado Profissional deve realizar um projeto de pesquisa científica que se inicia com a proposição de um problema, preferencialmente no âmbito do ambiente profissional do aluno, e obrigatoriamente dentro de alguma linha de pesquisa do PPG-ProASD. O resultado final da dissertação será a elaboração de um produto que vise resolver o problema proposto. O Comitê de Assessoramento de Ciências Ambientais da CAPES entende que os produtos da conclusão do mestrado profissional devam ser Técnicos ou Tecnológicos, como: desenvolvimento de patentes, ou de processos ou produtos patenteáveis; tecnologia social; criação de atividade de capacitação em diferentes níveis; software ou aplicativo; norma ou marco regulatório; manual de operação técnica; processo, entre

Esperamos por alunos com formação nas diversas áreas de conhecimento e que desenvolvam projetos na área de Ciências Ambientais, no seu aspecto mais amplo ou seja conjugando o Meio Ambiente com a Sociedade. O curso é semestral com duração de dois (2) anos, com regime de aulas, que pode ser diário, no período noturno e possibilidade de aulas aos sábados.

Inscrições: de 24 de junho a 25 de julho de 2021

O edital está disponível nos links abaixo:

Edital de Seleção – 2021

Boletim UFRJ_17_2021

Clique aqui para acessar o tutorial de como organizar os Documentos Comprobatórios do CV em único documento PDF.

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

Confira aqui a lista de homologação das inscrições do processo seletivo 2021.

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS E ARGUIÇÃO

Confira aqui  o dia e a hora da etapa de apresentação do projeto de pesquisa e arguição do candidato que acontecerá por meio de videoconferência.

Mais informações: https://ppgproasd.macae.ufrj.br/

Deixe uma resposta