Você está visualizando atualmente O corpo social do NUPEM/UFRJ parabeniza todos os Biólogos. Feliz dia do Biólogo!

O NUPEM/UFRJ contribui com a formação de biólogos desde 1984, ano em que iniciamos os trabalhos nas lagoas. Oferecemos as habilitação em bacharelado e licenciatura, além de cursos de mestrado e doutorado na área das ciências biológicas e da natureza. Todo esse desenvolvimento científico tem contribuído para o desenvolvimento social e ecológico de Macaé e região.

Os ecossistemas macaenses sempre foram fonte de inspiração para os biólogos e deram origem ao logotipo do NUPEM: Azul do mar, amarelo da areia e verde da mata.

Para comemorar esse dia, colhemos declarações emocionantes dos docentes que fazem parte da formação dos Biólogos do NUPEM/UFRJ:

Prof. Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca – Diretor do NUPEM/UFRJ

“O NUPEM atualmente é um instituto multidisciplinar com profissionais de diversas áreas, mas sua origem e atuação estão amplamente ligadas ao Instituto de Biologia da UFRJ e aos profissionais que lutam pela conservação da Biodiversidade e por uma sociedade mais sustentável e socialmente referenciada. Parabéns aos Biólogos, parabéns à natureza e aos biomas brasileiros.”

FRANCISCO_ESTEVES
Prof. Dr. Francisco Esteves – Vice-Diretor do NUPEM/UFRJ

“O biólogo, como profissional, sempre foi de grande importância para a sociedade, sobretudo a sociedade brasileira. Contudo, neste século XXI, onde estão ocorrendo impactos antrópicos de grande magnitude sobre os ecossistemas brasileiros, ao ponto de podermos dizer que a espécie humana está seriamente ameaçada, especialmente quando olhamos pra frente e já nos vemos diante das mudanças climáticas e seus efeitos danosos sobre as florestas, rios, lagoas, lagos, sobre a natureza como um todo. Vemos que o biólogo, que é um profissional que estuda todas as formas de seres vivos, desde bactérias até os seres humanos; ele tem um papel estratégico nessa segunda metade deste século. Então nos temos que parabenizar a todos que optaram por exercer essa carreira, não só bela como também de grande relevância para a sociedade brasileira.”

Prof. Dr. Rodrigo Lemes

“Se os médicos são responsáveis pela saúde humana, os biólogos são os “clínicos gerais” do planeta Terra. A humanidade precisa entender que o nosso planeta abriga um sistema moldado pela presença de vida. Daí a importância dos biólogos, como defensores da vida e responsáveis pela manutenção da qualidade de vida e sobrevivência da humanidade. Essa convicção torna a Biologia uma profissão nobre, por mais que o reconhecimento esteja sendo tardio e impulsionado por uma crise ambiental sem precedentes na história da terra, isso não muda a importância da profissão.”

Prof. Dra. Lísia Gestinari

“A Biologia entrou na minha vida desde a minha infância, pois sempre gostei de estar no meio das plantas e brincar com minhocas, formigas…Assim, foi natural para mim a escolha desta profissão tão linda, e tão importante, pois é a Ciência que estuda a vida, em todas as suas formas! No cenário atual de desastres ambientais e aquecimento global, cada vez mais os profissionais Biólogos serão requisitados para atuar nos mais diversos campos de abrangência da profissão.”

Profa. Dra. Carla Zilberberg

“Ser Bióloga é mais do que uma profissão, é ter um amor pela Natureza que vai além do trabalho… é se apaixonar por cada detalhe da vida, por cada descoberta! É se sentir responsável por sua preservação, por termos plena consciência de que fazemos parte deste Mundo vivo e pulsante! 💚”

Prof. Dr. Carlos Barboza

“Biólogos são ainda aquelas crianças curiosas pelo mundo, que sempre estão se perguntando o que significa vida? Por que as coisas são assim? Não poderia ser mais icônico o momento atual de nosso planeta, para lembrarmos com carinho do Dia do Biólogo. Diante de tanta incerteza climática e social, o biólogo desempenha papel primordial na construção de sociedades melhores para futuras gerações. Vamos celebrar este dia especial parabenizando este profissional que está sempre na linha de frente da preservação da biodiversidade brasileira, na transmissão de conhecimento e na produção científica para sociedade.”

Canal Campos-Macaé – Foto: Marcelo Pessanha
Canal Campos Macaé – Foto: Marcelo Pessanha